Professores e alunos no Prêmio e Semana ABC 2016

A Associação Brasileira de Cinematografia divulgou ontem a lista dos filmes finalistas do Prêmio ABC 2016. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação, que acontece no próximo dia 14 (sábado), na Cinemateca Brasileira – SP.

Dentre os finalistas estão os filmes “Greta”, dirigido pela aluna Ana Salek e Gabriel Sales e fotografado pelo aluno André Magalhães, da Academia Internacional de Cinema (AIC) do Rio de Janeiro que concorre na categoria Melhor Direção de Fotografia Filme Estudantil e, “Rio Cigano”, filme da diretora Julia Zakia, que leva a assinatura da diretora de arte e professora Monica Palazzo e concorre na categoria de Melhor Direção de Arte Longa-Metragem.

GRETA é uma representação do processo de desconstrução e deslizamento de uma identidade em processo. A partir de memórias e fragmentos de uma noiva, busca-se o lugar do feminino como plasticidade e criação, no embate com vozes difusas que a interpelam em sua trajetória.

RIO CIGANO tem narrativa inspirada na tradição oral cigana, o filme conta a história de duas meninas ciganas, Kaia e Reka, violentamente separadas na infância e criadas em mundos distantes.

Conheça todos os finalistas aqui.

Semana ABC

Amanhã começa a Semana ABC, evento aberto ao público que conta com mesas de debates (sem necessidade de inscrição – retirada das senhas 1 hora antes de cada mesa até a lotação da sala). No dia 13, às 13h45, o Coordenador do Curso FILMWORKS, Martin Eikmeier fará parte da mesa que discute o tema: “Educação – As instituições de cinema e os estudantes”, a intenção é falar sobre o papel das instituições e organizações de cinema na formação dos estudantes, além dos desafios para manter a qualidade do cinema, valorizando a sua história e aproveitando as ferramentas do digital.  A mesa será mediada pelo também professor da AIC, André Moncaio. A Semana acontece entre os dias 11 e 13 de maio na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo).

Conheça a programação completa aqui.