Ricardo Alves Jr

Ricardo Alves Jr

Natural de Belo Horizonte.  Formado em Cinematográfica pela Universidad del Cine (Buenos Aires).  Atua como diretor desde 2006.

Seu terceiro curta, “Permanências”, teve estreia internacional no 64º Festival de Cannes, em 2011, dentro da competição da Semana da Critica. No Brasil estreou no Janela Internacional de Cinema do Recife, onde recebeu o Prêmio de Melhor Curta Brasileiro.

Seu primeiro curta, “Material Bruto” (2006), recebeu diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais, além de ser exibido no Vídeo Zone – International Video Art Biennial em Israel, e no VideoBrasil – Festival de Arte Eletrônica.

“Convite para Jantar com o Camarada Stalin” (2007), seu segundo trabalho, ganhou o prêmio de Melhor Curta Experimental no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, Melhor Curta, Direção e Fotografia no 40º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, entre outros prêmios. Participou de importantes festivais internacionais, tais como Oberhausen, Rotterdã, Karloy Vary, Paris Cinema, Torino, IndieLisboa, além de ser exibido nos importantes museus Centre Pompidou, em Paris, e Reina Sofia, em Madri.

Como curador integrou comitês de seleção dos Festivais Internacionais de Curtas do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte e da Semana dos Realizadores, no Rio de Janeiro.

Atualmente se prepara para filmar “Elon Rabin não Acredita na Morte”, seu primeiro longa, contemplado pelo premio Hubert Bals fund de desenvolvimento de roteiro, além de ser premiado nos laboratórios de co-produção FidLab de Marseile e Bal de Buenos aires.

Estreio em março de 2013, seu primeiro trabalho como diretor teatral  “discurso do coração Infartado”comtemplado com o prêmio Miryan Muniz da Funarte.-Brasil.