RENAN ROVIDA

RENAN ROVIDA

Ator e diretor em cinema e teatro. Integrante do Coletivo Tela Suja Filmes, dirigiu o curta-metragem ENTRE NÓS, DINHEIRO selecionado para a competição oficial do 34º Festival del Nuevo Cine Latino Americano de Havana em Cuba, entre outros festivais no Brasil e na América Latina. Dirigiu e atuou no curta-metragem COICE NO PEITO, selecionado para a competição oficial do 33º Festival Internacional de Cine de Uruguay e premiado pelos júris na 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes, 1º Festival de Cine de Caracas – VE, Semana Paulista do Curta-Metragem, Goiânia Mostra Curtas e premiado pelo público no 3º Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba. Atuou nos filmes ESTUDO DE CENA: A REPÚBLICA, de Diogo Noventa, PESADELO DE CLASSE de Luiz Cruz, JOVENS INFELIZES, de Thiago Mendonça, SONÂMBULOS, de Tiago Mata Machado, ARÁBIA, de Affonso Uchôa e João Dumans, entre outros.

Em teatro, trabalhou como ator na Companhia do Latão nas peças: PATRÃO CORDIAL, prêmio Questão de Crítica de melhor elenco; ÓPERA DOS VIVOS; COMÉDIA DO TRABALHO e da Leitura Encenada de REVOLUÇÃO NA AMÉRICA DO SUL, como também realizou inúmeros experimentos e oficinas em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraty e Londrina.

Como preparador de elenco, trabalhou nos filmes JOVENS INFELIZES, de Thiago Mendonça, CAPITAL-INTERIOR, de Talita Talissa e Danilo Dilettoso e nas peças MEIO DIA DO FIM e DESCALABRO, ambos dirigidos por Iarlei Rangel. E como professor de atuação, ministrou oficina de atuação naturalista no II Encontro “La posible actualidad de Brecht” em Buenos Aires – ARG, realizou oficinas para os grupos de teatro de São Paulo: Dolores, Teatro Documentário e Cia. Antropofágica; realiza anualmente a Oficina de Atuação Naturalista no Cinema e é professor colaborador das oficinas culturais do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Atualmente trabalha no roteiro de seu primeiro longa-metragem.