Clara Linhart

Clara Linhart

Formada em Ciências Sociais pela PUC-RIO e em Cinema Documentário pela FGV-Rio.  Trabalha no mercado do audiovisual brasileiro como assistente de direção e diretora desde 2001. Participou de curtas, documentários e 15 longas. Podemos destacar entre esses trabalhos: “Tropa de Elite” de José Padilha, “Baixio das Bestas” de Claudio Assis, “O Som ao Redor” de Kleber Mendonça Filho, “A Floresta de Jonathas” de Sergio de Andrade e “Casa Grande” de Fellipe Barbosa.

Em 2007,  codirigiu com Daniel Caetano e Camila Maroja o documentário “O mundo de um filme”. Em 2010, dirigiu e produziu o curta-metragem de ficção “Os Sapos” que foi apresentado em diversos festivais de cinema. Em dezembro de 2012, concluiu o MBA de Cinema Documentário da FGV, realizando o curta-metragem “Luna e Cinara” que  foi selecionado para 15 festivais do Brasil e do exterior e finalista do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro em 2014.

Em 2012, Clara lecionou a disciplina de assistência de direção na Escola de Cinema Darcy Ribeiro no Rio. Atualmente, está finalizando um novo curta documentário que venceu o edital da SESC Rio em agosto de 2012.