Bia Junqueira

Bia Junqueira

Diretora de Arte e cenógrafa, especializada em conceituar e criar espaços em suas múltiplas linguagens – cinema, publicidade, novas mídias, instalações, teatro, exposições – é graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Artes Cênicas obteve sua Maitrîse pela Université de la Sorbonne Nouvelle-Paris III, França. Recebeu bolsa do CNPq de especialização para desenvolver sua pesquisa no Théâtre des Amandiers-Nanterre dirigido por Patrice Chéreau.

Permaneceu por 11 anos na França, onde trabalhou com cineastas como Laurent Perrin(Sushi, Sushi), Pierre  Hanau (Frères de Sang), Roger Planchon( Louis l´enfant roi), também atuou como diretora de arte de filmes publicitários para  Coca-Cola Light, TVHD Sony, Perrie, dentre outros. Além disso, trabalhou com  diretores renomados  na cena teatral, como Bob Wilson.

Sua primeira contribuição como diretora de arte no cinema brasileiro se deu com “Mauá – O imperador e o Rei” de Sérgio Rezende.  Desde de então vem trabalhando com diversos diretores, com destaque para as produções de época, tais como, a coprodução italiana “Meu Filho Teu” de Walter Lima Junior, “Concerto Campestre” de Henrique Freitas Lima e “Mais Uma Vez Amor” de Rosane Svartman.  Desenvolveu uma parceria bem sucedida com Marcos Bernstein para os filmes:  ”O Outro Lado da Rua” e “Meu Pé de Laranja Lima”.

Bia recebeu prêmios pela direção de arte de vários de seus filmes, lecionou na École Supérieure du Spectacle e ministrou cursos profissionalizantes de direção de arte e figurino pela Fundação Getúlio Vargas. No campo de pesquisas desenvolveu estudos para o INACEN, CENACEN e CNRS.

*Professora do FILMWORKS – RJ