Pré-estreia de “Em Busca de Borges”

em busca de borges

Protagonizado pelo ator e também professor da Academia Internacional de Cinema (AIC), Henrique Zanoni.

Amanhã (17) tem pré-estreia do no novo filme do professor Cristiano Burlan no 6º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo no CineSesc. “Em Busca de Borges” é uma coprodução Brasil/Suíça (C-Side Productions) protagonizado pelo ator e também professor da Academia Internacional de Cinema (AIC), Henrique Zanoni. Um híbrido entre documentário e ficção, o longa-metragem acompanha o périplo de Henrique entre as cidades de São Paulo, Buenos Aires e Genebra em busca dos escritos e da memória do escritor argentino Jorge Luis Borges.

Em Busca de BorgesCristiano Burlan diz que os livros de Borges o influenciaram desde a adolescência e que sempre sentiu profundidade e mistério em suas palavras, motivando-o a partir em busca de sua memória. “Essas cidades junto com São Paulo se encontram em um estado de exílio que as povoa, um estado de silêncio. No filme vou em busca dessa atmosfera que me reconduz à Borges”.

Burlan também conta que o filme foi realizado em três movimentos. “O espelho, o labirinto e o tigre. Imagens que povoam os escritos de Borges. O espelho é o lugar inabitável de nós mesmos, abriga o abismo de um jogo de sombras e projeções, diante das narrativas espelhadas é que vemos o mundo e que evitamos confrontá-lo. O labirinto é a metáfora do mundo, é nele que se dá a travessia da vida. Ele é o espaço de perdição, em que construímos mais muros e caminhos tornando a travessia ainda mais difícil e complexa. O tigre é a conexão com as lembranças da infância – foi quando criança que Borges viu um tigre pela primeira vez e pasmou. O tigre representa a fronteira entre a realidade e a evocação, entre a coisa e a palavra, entre o ser e o símbolo, entre o cinema e a vida. As ruelas de Genebra são as paisagens labirínticas que percorremos. A realização do filme é um mergulho em si e um retorno ao mítico”.

O filme foi rodado em seis dias, no mesmo período que diretor e ator foram à Genebra para o Festival Filmar, levar o filme “Fome”.

Confira o trailer

Teaser “Em busca de Borges” from Bela Filmes on Vimeo.

SERVIÇO: 

Pré-estreia de Em Busca de Borges
6º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo
Dia 17/ 06/2016 às 21h
No CineSesc
Rua Augusta, 2075
São Paulo, SP