PÁSSAROS DE NETUNO (Birds of Neptune), de Steven Richter, em competição na 39ª Mostra Internacional de Cinema de SP

 

As atrizes Britt Harris e Molly Parker

As atrizes Britt Harris e Molly Parker

Pássaros de Netuno (Birds of Neptune, 2014, 97min), escrito e dirigido por Steven Richter, diretor-fundador da Academia Internacional de Cinema (AIC), está em competição na 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e tem sua primeira exibição dentro da Mostra nesta quinta-feira (22), às 22h, no CineSesc. O longa que estreou no Slamdance Film Festival em 2015 conta com a coroteirização de Flávia Rocha, também sócia-fundadora da AIC.

Em Birds of Neptune, Richter volta às suas raízes, no noroeste Americano, historicamente um centro da cultura alternativa. O longa foi produzido em Portland, OR, com elenco e equipes locais e conta a história de duas irmãs, Mona e Rachel, que perderam os pais e vivem sozinhas em sua antiga casa de infância. Sem a orientação dos pais, elas tiveram que se virar sozinhas, e passaram a encarar a realidade de formas distintas. Enquanto Mona constrói uma imagem ilusória de si mesma para se proteger, Rachel procura apoio na música. Um homem se aproxima e vê uma oportunidade de exercer controle. Um menino observa tudo, como se estivesse vivendo num sonho. Embora as irmãs tentem manter intacto na casa tudo que lembre seu passado, incluindo antigos hábitos místicos, mudanças inevitavelmente começam a acontecer.

Cena de Birds Of Neptune, em competição na Mostra Internacional de Cinema de SP

Cena de Birds Of Neptune, em competição na Mostra Internacional de Cinema de SP

A linguagem cinematográfica é marcada pela fotografia de John J. Cambell (Diretor de Fotografia dos primeiros filmes do Gus Van Sant: My Own Private Idaho, Even Cowgirls Get the Blues, Mala Noche; a direção de arte de John Pearson-Denning (Diretor de Arte de Paranoid Park, de Gus Van Sant); o desenho de produção é de Greg McMickle, que trabalhou em filmes de Gus Van Sant (seu debut foi em Even Cowgirls Get the Blues), além do antológico Twin Peaks, Mr. Holland’s Opus, e sucessos recentes como Wild. McMickle também estará presente em São Paulo durante a Mostra e fará uma aula especial sobre Design de Produção na Academia Internacional de Cinema em São Paulo e no Rio de Janeiro. A aula será gratuita e aberta ao público mediante inscrição prévia.

O diretor Steven Richter também estará presente em São Paulo para as exibições de Birds of Neptune na Mostra, seguidas de bate-papo, bem como as atrizes que interpretam Rachel (Britt Harris) e Mona (Molly Parker).

Steven Ricther (diretor e roteirista) e Flávia Rocha (roteirista)  de Birds Of Neptune. Foto: Getty images

Steven Richter (diretor e roteirista) e Flávia Rocha (roteirista) de Birds Of Neptune. Foto: Getty images

Birds of Neptune é musicalmente denso, com trilha sonora de bandas conhecidas da costa oeste Americana como Warpaint, Radiation City, Blouse, Chastity Belt, Hosannas, The Crow Quill Night Owls, entre outras. Tem trilha sonora original de Kevin O’Konnor (Talkdemonic) e canções originais de Erik Blood para a personagem Rachel.

Birds of Neptune, que tem distribuição em DVD e VOD pela Brink Vision nos Estados Unidos agendada para março de 2016, fez sua estreia mundial no Slamdance Film Festival 2015. Venceu o prêmio de Melhor Filme Dramático no Arizona International Film Festival (e a atriz Britt Harris levou o Prêmio de Melhor Atriz), venceu o Prêmio de Melhor Filme no AMFM Festival e abriu o Portland International Film Festival deste ano, entre outras participações em festivais americanos. A premiere Internacional de Birds of Neptune acontece na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em que o filme compete na categoria Novos Diretores.

DATAS DE EXIBIÇÃO NA MOSTRA

  • CINESESC: 22/10 – 22:00 – (quinta-feira)
  • CINE OLIDO: 23/10 – 19:00 – (sexta-feira)
  • MIS – MUSEU DA IMAGEM E DO SOM: 24/10 – 19:00 (sábado)
  • CINE OLIDO: 31/10 – 15:00 – (sábado)

ASSISTA AO TRAILER

Birds of Neptune – Official Trailer #1 from Reveriefilms on Vimeo.