Parceria entre Viração e AIC

No mês passado, apaixonados por cinema se inscreveram para um concurso que selecionou jovens para estudar cinema gratuitamente na Academia Internacional de Cinema. A Viração — uma organização de comunicação, educação e mobilização social entre adolescentes, jovens e educadores — organizou e divulgou o concurso no site da Agencia Jovem de Notícias e nas redes sociais. Segundo Lilian Romão, Diretora executiva da ONG “A bolsa de estudos na AIC viabiliza várias possibilidades de adolescentes atuarem com comunicação. Além disso, é uma oportunidade única de acessar e multiplicar conhecimentos de qualidade na área do cinema. Uma experiência como essa pode ser pioneira de novas possibilidades da educomunicação e de produção cinematográfica feita por adolescentes e jovens de São Paulo e, quem sabe, do Brasil”.

Dentre os inscritos, estava Ingrid Evangelista, ganhadora da Bolsa de Estudos. A mais nova aluna, de 19 anos, foi selecionada por Sérgio Rizzo, crítico de cinema e professor da AIC. O processo seletivo consistiu em preencher uma ficha de inscrição com uma justificativa pelo interesse na vaga, além de produzir um vídeo criativo.

Ingrid já começou a cursar o FILMWORKS e está animadíssima: “Foi uma das oportunidades mais incríveis da minha trajetória. Eu tinha muito medo de não entrar numa faculdade ou não me formar em uma área que eu me identificasse. Essa bolsa foi uma realização pessoal, não só para mim, mas, para minha mãe também que está sempre ao meu lado”, conta.