Palestra aberta de Luiz Bolognesi

Dia 02 de abril, Luiz Bolognesi – roteirista de sucessos nacionais como “Bicho de Sete Cabeças” e “Chega de Saudade” – estará na AIC para palestra de abertura do Curso de Formação Livre em Roteiro. A aula, que acontecerá às 19h30, é aberta ao público e gratuita. Para se inscrever basta preencher a ficha de inscrição (no final do post).

Formado em jornalismo, Bolognesi foi redator da Folha de São Paulo e da Rede Globo. Dirigiu o curta “Pedro e o Senhor” (1995) e os documentários “Cine Mambembe – “O Cinema Descobre o Brasil” (1999), vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival de Havana, Gramado e Nova York. Também escreveu e codirigiu o documentário “A Guerra dos Paulistas” (2002), que conta a história da revolução de 1932.

Como roteirista, escreveu os filmes “Bicho de Sete Cabeças” (2001), “O Mundo em Duas Voltas” (2006) e “Chega de Saudade” (2007), que receberam prêmios de melhor roteiro da Academia Brasileira de Cinema, APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e nos Festivais de Recife e Brasília. Escreveu com Marco Bechis o roteiro de “Terra Vermelha” (2008), que competiu no Festival de Veneza. Luiz também assina como roteirista o longa “As Melhores Coisas do Mundo”, prêmio de melhor roteiro no Festival de Recife 2010 e “Uma História de Amor e Fúria, desenho animado do qual é também diretor.

Além de fazer filmes, Luiz exibe e ensina pessoas através de programas de educação audiovisual para populações de baixa renda. Em 1996, ao lado da também cineasta e companheira Laís Bodanzky, Bolognesi criou o Cine Mambembe, um cinema itinerante que percorreu o Brasil em uma Saveiro equipada apenas com um projetor 16mm, uma pequena tela, um gerador e 12 curtas-metragens. Além de levarem o cinema a lugares carentes de cultura, eles criaram as Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil. Os alunos dessas oficinas já produziram 84 curtas, sendo que 22 já foram exibidos em festivais.  Os filmes podem ser vistos no Portal Tela Brasil.

Na palestra, Luiz falará sobre o longa “Terra Vermelha”, e mostrará trechos do longa ainda inédito, “Uma História de Amor e Fúria”, animação que conta com as vozes de Selton Mello, Camila Pitanga e Rodrigo Santoro, com previsão de lançamento para o começo do mês de abril.

O Curso e Outros Convidados Especiais

O novo Curso de Formação Livre em Roteiro da AIC é um curso de prática e teoria de roteiro nos diversos formatos e suportes – curta e longa-metragem, ficção e documentário, unitário e seriado, em cinema, TV. Com escrita de roteiro desde o primeiro dia de aula, o programa aprofunda técnicas e conceitos ligados à escrita de roteiros e estimula a reflexão crítica, abordando a produção contemporânea em sua relação com a tradição e a renovação. Mais do que apenas instrumentalizar o aluno, o curso pretende formar roteiristas conscientes de seus próprios processos de criação, aptos a construir uma relação com o espectador, com o mundo, para além das fórmulas.

Além da palestra de Bolognesi que acontecerá dias antes do início do curso, outros convidados especiais ministrarão aulas ao longo do curso, entre as presenças já confirmadas está Marco Dutra, o brasileiro que mais tem ganhado em Cannes nos últimos dez anos.

*Evento promocional – não incluso na carga horária do curso de Formação Livre em Roteiro. 

* Fotos divulgação