“Os Irmãos Mai” recebe prêmio no Festival Feminina

Cena de Irmãos Mai da professora Thais FujiO curta “Os Irmãos Mai”, da roteirista e professora da Academia Internacional de Cinema (AIC), Thais Fujinaga, acaba de ganhar o prêmio de Melhor Direção no 11º Festival Internacional de Cinema Feminino. O site do festival anunciou o prêmio da seguinte forma: “O Prêmio de Melhor Direção vai para Thais Fujinaga, de ‘Os irmãos Mai’, pela maestria em orquestrar os elementos de linguagem cinematográfica, articulando roteiro com excelente direção de atores, fotografia, som e montagem”.

Além da direção e do roteiro de Thais, o curta conta com a participação de outros dois professores: André Luiz de Luiz assina a Direção de Fotografia e Dicezar Leandro a Direção de Arte.

O filme, que conta a história de dois irmãos descendentes de chineses que precisam levar um presenta para a avó, já ganhou diversos prêmios, entre eles o de Melhor Direção no Festival de Curtas do Rio 2013, Melhor Filme no FAM 2013 e no Vitória Cine Vídeo 2013 e Melhor Fotografia no festival de Marília 2013.

O Festival Feminina

A intenção do festival é promover o trabalho das mulheres no cinema e na cultura, estimulando o surgimento de novas diretoras e a presença da mulher no mercado de trabalho audiovisual, incentivando a produção de filmes com protagonismo feminino, e principalmente, tem sido um espaço de encontro de profissionais do audiovisual e outras áreas para debaterem a produção feminina e as relações de gênero.

Neste ano o festival recebeu cerca de 800 filmes para seleção, de 76 países, dos quais 73 filmes foram exibidos.