“Os Irmãos Mai” ganha 2 prêmios em Marília

O curta “Os Irmãos Mai”, dirigido e roteirizado pela professora de roteiro da Academia Internacional de Cinema (AIC), Thais Fujinaga, Cena de Irmãos Mai da professora Thais Fujisaiu vitorioso da 6ª Mostra Marília de Cinema, no último dia 20. Faturou dois prêmios, Melhor Direção e Melhor Fotografia.

“Fiquei feliz com os prêmios de direção e fotografia, especialmente porque considero o André (André Luiz de Luiz, diretor de fotografia do filme) o meu maior parceiro criativo. É sempre com ele que compartilho as primeiras imagens que imagino pro futuro filme e é ele que me acompanha até o fim do processo de finalização. Além de diretor de fotografia, o André também é produtor de finalização do curta”, conta Thais.

O filme, que já passou pelo Festival de Gramado e pelo Festival Internacional de Curtas de São Paulo, conta a história de dois irmãos de origem chinesa que saem pelo centro da cidade em busca de um presente para a avó. Quanto mais procuram cumprir este objetivo, mais distantes eles ficam do plano originalmente traçado. “O que me interessa mostrar é a relação desses adolescentes com a cidade, por um lado, e, por outro, o modo como essa cidade, seus movimentos próprios, sua agressividade, influenciam na relação fraterna”, conta Thais. O filme também conta com a participação de outro professor da AIC, Dicezar Leandro, que assina a Direção de Arte do filme.

Ao todo, a Mostra recebeu a inscrição de 275 curtas de 16 estados diferentes e destes, 12 trabalhos foram selecionados para as competitivas. Todos os premiados receberam o Troféu Seu Dito, uma homenagem ao cineclubista Benedito André, que por muitos anos administrou o Clube de Cinema de Marília. Entre longas e curtas, a Mostra exibiu 28 filmes, ao longo de 4 dias e atingiu um público de mais de 1,5 mil espectadores.

*Fotos: André Luiz de Luiz