O curta “A Página” entra em seu primeiro festival

photo 01Com apenas 19 anos, o aluno Guilherme Andrade de Miranda, que cursa o FILMWORKS – curso técnico em direção cinematográfica da Academia Internacional de Cinema (AIC), acaba de ser selecionado para o seu primeiro festival de cinema. O curta “A Página”, dirigido e roteirizado por Guilherme, trata sobre redução da maioridade penal e está concorrendo na categoria ficção e melhor filme eleito pelo voto popular no Original Narrative Student Short Film Festival.

Guilherme que faz questão de agradecer ao professor Roney Freitas pelos conselhos e dicas na criação do roteiro do curta, conta que a história surgiu depois do projeto de documentário “Vozes” que a equipe fez sobre o mesmo tema, “tento criar histórias conscientes do momento histórico-social, não consigo enxergar o cinema apenas como arte ou entretenimento”.

Acima das questões sociais, “A Página” trata sobre algo ainda mais universal, o amor incondicional de mãe para filho. “O filme é sobre o amor de duas mães por seus filhos e mostra a realidade das famílias ligadas por um crime. Uma é a mãe do assassino e a outra a mãe da vítima”, conta Guilherme.

Além de Guilherme, o filme conta com o trabalho dos alunos José Roberto (Diretor de Produção e Produtor Executivo), Paulo Fischer (Diretor de Fotografia), Gabriel Silvestre (Operador de Som Direto, Mixador de Som e Editor), Ana Piller (Diretora de arte), Jessica Domingues (Assistente de Arte) e o ex-aluno Hugo Farias (Assistente de Direção).

Atores e equipe do filme A Página

Após as gravações, equipe reunida. Da esquerda pra direita, Gabriel Silvestre, Erasmo Silva, Fernanda Viacava, Giuliano Viacava, Jessica Domingues, Guilherme Andrade, Paulo Fischer, Ana Piller, Tiago Moro e José Roberto

Para o diretor o maior desafio do filme foi encontrar os atores ideais para o projeto. “Eu sempre quis a Denise Weinberg para o personagem principal, inicialmente bateu uma insegurança se ela aceitaria, mas tive cara de pau, a procurei, e ela foi super receptiva. Ela é uma atriz espetacular, aprendi muito com ela. Foi ela que me indicou o Renato Caldas, e, a Fernanda Viacava, que interpretaram o Rodrigo e a Fátima, que são atores que vêm do teatro, também super dedicados, talentosos, e somaram muito ao projeto”, conta.

Depois da escolha dos atores, tiveram as questões da correria das diárias, já que o curta foi gravado em dois dias e em duas locações diferentes, com cenas noturnas e diurnas. “Mas o mais importante é que o resultado final agradou a toda equipe, estamos muito felizes com o curta e principalmente por estra concorrendo no festival”.

Direção de Arte

O diretor Guilherme Andrade e o diretor de fotografia Paulo Fischer, durante as gravações do curta.

O diretor Guilherme Andrade e o diretor de fotografia Paulo Fischer, durante as gravações do curta.

O grande desafio da diretora de arte Ana Piller foi criar os ambientes antagônicos para as personagens, sem cair nos clichês característicos das classes sociais. “A Ana teve a maestria de entender as dificuldades de orçamento do projeto e apostou na reutilização de materiais, que além de ser uma via mais sustentável, culminou em algo mais realista, que era o que procurávamos”, conta Guilherme.

Direção de Fotografia

Quem assina a direção de fotografia é o aluno Paulo Fischer. Sua missão foi criar uma luz naturalista, para potencializar a história contada. A equipe também apostou em movimentos suaves de câmera, priorizando a atuação. “Paulo fez a magia das cenas noturnas e diurnas acontecerem, sem atrasar o set. O fato dele ter feito um pré-light foi essencial para o sucesso do filme. Foram dias de troca de ideias entre nós, testes, e ao final, um resultado gratificante. Me encanta a luz naturalista que ele conseguiu”.

O festival acontece entre os dias 6 e 9 de fevereiro em Dubai e para votar você precisa curtir o filme aqui. O título em inglês é “Move On”.

Ficha técnica 

photo 3Denise Weinberg (Personagem “Mariana”), Fernanda Viacava (Personagem”Fátima”), Renato Caldas (Personagem “Rodrigo”), Giuliano Viacava (Personagem “Erick”), e Raphael Cubakowic (Personagem “Jorge”). Diretor e Roteirista, Guilherme Andrade. Produtor, José Roberto. Diretora de Arte, Ana Piller. Diretor de Fotografia, Paulo Fischer. Operador de Som Direto, Mixagem e Editor, Gabriel Silvestre. Assistente de Direção, Hugo Farias. Assistente de Arte, Jessica Domingues. Assistente de Foto, Tiago Moro. Operador de Steadycam, Erasmo Silva.