Mostra Filmes Americanos exibe curtas premiados na AIC

Pela primeira vez no Brasil, o curta doc-ficção “Sua Vida Social” (Your Social Life – 2011) da veterana Salome Chasnoff, o que conta histórias sobre cyberbullying nas mídias sociais.

Entre 17 e 19 de setembro acontece na Academia Internacional de Cinema (AIC) a primeira edição da Mostra Filmes Americanos, que exibirá gratuitamente curtas  de diretores americanos e de alunos de renomadas escolas de cinema dos EUA, alguns deles, premiados e com carreira em grandes festivais como Cannes.

O projeto tem o objetivo de exibir filmes independentes com consciência social, com temas que representam cultura, questões sociais e história. Todos os filmes são em inglês com legendas em português.

Apresentada pela organização sem-fins lucrativos Parceiros das Américas, a Mostra é uma extensão do projeto MOSTRA: Filmes Brasileiros, que acontece todo ano em Chicago e, em sua última edição contou com a exibição de filmes de alunos da AIC e com a participação do Coordenador Franthiesco Ballerini . Com foco educacional e sociocultural, o evento que acontece desde 2010, tem como objetivo exibir filmes que abordam questões sociais comum entre os dois países. Idealizada e fundada por Ariani Friedl, a versão brasileira da mostra de filmes vai para sua 5.ª edição em 2014, e para comemorar o sucesso do projeto e continuar o intercâmbio cultural, esta edição está sendo realizada no Brasil.

Needle and Your Social Life

Filme Cores, das diretoras Claire Brenner e Olivia Bueschel, exibido no dia 19/9.

Filme Cores, das diretoras Claire Brenner e Olivia Bueschel, exibido no dia 19/9.

Fazem parte da programação o inédito “Agulha” (Needle – 2014), ganhador da competição “Cinéfondation” no Festival de Cannes, criado pela estudante da Escola do Instituto de Arte de Chicago, Anahita Ghazvinizadeh. Também pela primeira vez no Brasil, o evento exibirá o curta doc-ficção “Sua Vida Social” (Your Social Life – 2011) da veterana Salome Chasnoff, o filme conta histórias sobre cyberbullying nas mídias sociais.

Participação da fundadora e diretora do evento Ariani Friedl e da curadora Carolina Posse

O evento também contará com a fundadora e diretora do evento Ariani Friedl e da curadora Carolina Posse. Originalmente de Porto Alegre e radicada em Chicago por muitos anos, Friedl estabeleceu uma promissora carreira como diretora de assuntos internacionais na Universidade de Illinois em Chicago. Como membro da diretoria do Centro Cultural Internacional Latino dirigiu o Festival de Filmes Latinos de Chicago, em 2006-2007, hoje Ariani se dedica ao trabalho voluntário nas ONGs YMCA e Parceiros das Américas.

Cena do filme Garotinha do Papai, de Joelle Smith

Cena do filme Garotinha do Papai, de Joelle Smith

Carolina Posse é professora do departamento de Cinema da Faculdade Columbia de Chicago e ganhadora de prêmios com seus projetos “Hot Chili” (2004), “The Quiet” (2005), “Path of Least Resistance” (2006), e “Little Green Men” (2009). Posse, que foi jurada em Sundance e atuou como diretora da programação para o Festival de Filmes Latino de Chicago, atualmente trabalha na curadoria da MOSTRA: Filmes Brasileiros, trará filmes de seus alunos para serem exibidos na primeira edição do festival, além de compartilhar sua experiência com o público sobre o processo de criação dos filmes.

Programação

  • 17 de setembro – Diversidade Cultural nos EUA

19h30 – Agulha – Diretor: Anahita Ghazvinizadeh
20h – Para Ontem – Diretor: Leah Verjacques
8h25 – Painel e perguntas e respostas com Carolina Posse e Ariani Friedl

  • 18 de setembro – Filmes artísticos e experimentais

19h30 – Questão Padrão – Diretora: Samantha Wakefield
19h40 – Inverno – Diretor: Alaric Rocha
19h50 – Persistência da Memória – Diretor: Phillip Giancola
20h – Abraço Mortal – Diretor: Alaric Rocha
20h30 – Painel e perguntas e respostas com Carolina Posse e Ariani Friedl

  • 19 de setembro – Sobre Juventude

19h30 – Cores – Diretoras: Claire Brenner e Olivia Bueschel – Explicação do programa Adobe Youth Program
19h45 – Sua Vida Social – Diretora: Salome Chasnoff
20h10 – Garota com Criança – Diretora: Maria Abraham
20h20 – Garotinha do Papai – Diretora: Joelle Smith
20h30 – Se uma Árvore Cair – Diretora: Zina Yung
20h40 – Painel e perguntas e respostas com Carolina Posse e Ariani Friedl

 

SERVIÇO

MOSTRA de Filmes Americanos
Na Academia Internacional de Cinema
Rua Dr. Gabriel do Santos, 142, Higienópolis, São Paulo, SP
Dias 17, 18 e 19 de Setembro, 2014
Às 19:30h - Entrada gratuita

*Foto destaque divulgação filme “Agulha” (Needle – 2014), ganhador da competição “Cinéfondation” no Festival de Cannes, criado pela estudante da Escola do Instituto de Arte de Chicago, Anahita Ghazvinizadeh. Outras fotos: divulgação.