Mostra Ficção e Documentário AIC no próximo dia 22

Documentário "De Passagem" que faz reflexão sobre a questão do estar permanentemente de passagem.

Documentário “De Passagem” que faz reflexão sobre a questão do estar permanentemente de passagem.

No próximo dia 22 o MuBE – Museu Brasileiro da Escultura recebe mais uma Mostra da Academia Internacional de Cinema (AIC). A antiga e tradicional Mostra de Documentário AIC, agora também abre espaço para os filmes de ficção produzidos pelos alunos. No dia 22, a partir das 19h30, serão exibidos 8 filmes, sendo 4 documentários e 4 de ficção, todos produzidos por alunos do Curso de Documentário e de Cinema da AIC.

Documentário "Cabelo 17 Barba 10" de Gabriel, Neves, Geraldo Osorio, Jose Ramon Dib.

Documentário “Cabelo 17 Barba 10″ de Gabriel, Neves, Gerardo Osorio, Jose Ramon Dib.

Segundo Ilana Feldman, coordenadora do curso de Documentário da AIC, os alunos de documentário do semestre passado se preocuparam com a questão do estar permanentemente de passagem e da passagem do tempo, que é o caso dos filmes “De Passagem” e “Cabelo 17 e Barba 10” e também com os conflitos que nos atravessam e nos constituem, com os filmes “Casas de Jehad” e Joinha”.

Já os filmes de ficção tratam de temas variados e os alunos utilizam diferentes tipos de linguagem. Venha conferir os filmes na tela grande e prestigiar a Mostra.

Filmes Exibidos:

 

Documentário

  • 17 CABELO 10 BARBA

    Filme "Casas de Jehad" que faz parte da mostra e será exibido no Mube, no próximo dia 22.

    Filme “Casas de Jehad” que faz parte da mostra e será exibido no Mube, no próximo dia 22.

Integrantes: Gabriel, Neves, Gerardo Osorio, Jose Ramon Dib

Sinopse: Uma barbearia solitária, com um único barbeiro, numa rua de apenas um quarteirão num antigo prédio. Ali e nas redondezas o tempo passa para todo mundo.  Sobrevivendo até o último corte vamos testemunhando a sua presença implacável do tempo.

  • CASAS DE JEHAD

Integrantes: Bruna Bravo, Bruno Freitas, Fernanda Cerri e Jonathan Greene

Sinopse: Filme retrata a vida de uma família de refugiados sírios em São Paulo, abordando a adaptação desse grupo a particularidades da realidade brasileira, depois de ter deixado para trás a guerra civil no país de origem. Personagens expõem aflição e culpa que a distância do conflito inspira em suas vidas atuais. Narrativa acompanha o comerciante Jehad Mohamed e as três mulheres que orbitam a sua volta. Família externa a fragilidade e a frustração de uma vida marcada por indefinição e improviso.

  • DE PASSAGEM

Integrantes: Amanda Garcia, Bernardo Camara, Luis Fernando Cardoso, Sofia Menegon

Sinopse: Uma estrada. Três gerações. À beira de uma via expressa, onde tudo parece sempre estar de passagem, uma família permanece. Suas histórias se entrelaçam, se misturam, como em um círculo que se repete, se repete, se repete. O que, afinal, está de passagem?

  • JOINHA

    Cena do filme "Em Família" dirigido pela aluna Luciana Aguirre

    Cena do filme “Em Família” dirigido pela aluna Luciana Aguirre

Integrantes: Elizandra Fernandes, Juliana Lima, Maria Thereza Longobardi, Yasmin Thomaz

Sinopse: O curta-metragem tem como cenário principal um bar que existe desde 1964 no bairro do Tatuapé. Dois irmãos, Joinha, um apaixonado por tecnologia, e Valtinho, um apaixonado por Edith Piaf, são quem fazem com que a máquina funcione. Exceto por um simples detalhe, seria uma história normal. Valtinho ajuda o irmão no bar aos finais de semana, mas eles mal se cumprimentam há muitos anos. Apesar disto, o bar não para e a divisão do trabalho é subentendida.

Ficção

  • BIFE COM ALCAPARRAS - Dir. Miguel Silva
  • EM FAMILIA - Dir. Luciana Aguirre
  • O PIANISTA - Dir. Antonio Simão
  • QUEM COMO DEUS - Dir. Júlio Rocha

*Imagem em destaque: documentário “Joinha”. Imagens de divulgação dos filmes.

SERVIÇO:

Mostra de Ficção e Documentário AIC
No MUBE – Museu Brasileiro da Escultura
Avenida Europa, 218 – São Paulo
Dia, 22/04, às 19h30