Mostra Ciclo de 10 acontece no próximo dia 16 no Itaú Cultural

Crônicas do Meu Silêncio, de Beatriz Pessoa, é um manifesto sobre a violência contra a mulher retratado em três depoimentos baseados em situações cotidianas.

Crônicas do Meu Silêncio, de Beatriz Pessoa, é um manifesto sobre a violência contra a mulher retratado em três depoimentos baseados em situações cotidianas.

Dia 16 de outubro, a partir das 18h30, acontece mais uma edição do Ciclo de 10, mostra que destaca os 10 melhores filmes produzidos ao longo do ano por alunos do FILMWORKS – o curso técnico em direção cinematográfica da Academia Internacional de Cinema (AIC). O evento, que acontece no Itaú Cultural em São Paulo, é uma das principais oportunidades dos alunos exibirem os trabalhos e sentirem a reação da plateia. A mostra é aberta ao público e com entrada franca.

Ao todo foram 21 filmes inscritos. Veronika Berg, Produtora Cultural da AIC, conta que os filmes são selecionados levando em consideração padrões de festivais nacionais, para que o aluno tenho uma experiência completa do funcionamento dos festivais. “A decisão de deixar um filme de fora é sempre difícil, pois sabemos o quanto os alunos se dedicam. É importante lembrar que um filme também é feito na sala de exibição. O ‘Ciclo de 10’ é um momento para que os alunos possam ter a experiência de ver o seu filme em tela grande e torná-lo ainda mais real, além de perceber as reações de um público diverso e entender melhor o que funciona e não funciona no seu filme”.

O Curta Na Pista, dirigido por Adriano Cardoso, conta a história de Fábio que quer voltar para casa mas seu carro não funciona...

O Curta Na Pista, dirigido por Adriano Cardoso, conta a história de Fábio que quer voltar para casa mas seu carro não funciona…

Veronika também conta que que nesta edição a mostra traz filmes com temáticas sociais e políticas. “Os alunos não se furtaram de discutir questões um pouco mais polêmicas. Esse ano o ‘Ciclo de 10’ tem filmes que tratam de questões muito atuais e que retratam bem o Brasil contemporâneo”.

Os 10 filmes selecionados ficam automaticamente inscritos para a próxima edição do Filmworks Film Festival, o festival interno da AIC, que premia os melhores filmes dos alunos em diversas categorias.

Confira a programação, as sinopses e não deixe de prestigiar os filmes dos alunos!

PROGRAMAÇÃO

Sessão 1- às 18h30
  • Ocupação Hotel Cambridge
Ocupação Hotel Cambridge, dirigido por Andrea Mendonça, retrata o funcionamento do movimento de moradia sem teto do Centro da cidade de São Paulo, Frente de Luta Por Moradia (FLM) por meio do cotidiano dos moradores da Ocupação

Ocupação Hotel Cambridge, dirigido por Andrea Mendonça, retrata o funcionamento do movimento de moradia sem teto do Centro da cidade de São Paulo, Frente de Luta Por Moradia (FLM) por meio do cotidiano dos moradores da Ocupação

O curta-metragem retrata o funcionamento do movimento de moradia sem teto do Centro da cidade de São Paulo, Frente de Luta Por Moradia (FLM) por meio do cotidiano dos moradores da Ocupação Hotel Cambridge. Responsabilidade, trabalho em equipe e organização são a base para muitas famílias alcançarem seus sonhos.
Direção: Andrea Mendonça

  • Na Pista

Fábio quer voltar para casa mas seu carro não funciona. Decide ir andando quando é abordado por um misterioso homem que não estava ali por coincidência.
Direção: Adriano Cardoso

  • Olhos Invisíveis

Após um trágico acidente de carro, o casal André e Sofia tenta se adaptar a uma nova fase de suas vidas, numa relação que envolve vaidade e autopunição.
Direção: Gustavo Sani

  • Do Lar

Após perder o ônibus para mais um dia de trabalho como doméstica, Dalva encontra em uma praça um homem que doa livros usados. O gosto pela leitura de Clarice Lispector faz com que ela fique com um de seus livros, e, dentro dele, encontre uma carta esquecida que a faz questionar sobre sua própria vida. Dalva está decidida a largar seu trabalho e rotina por uma vida melhor.
Direção: Erik Gasparetto

  • Crônicas do Meu Silêncio

Histórias que se cruzam. Silêncios que se reconhecem. Um manifesto sobre a violência contra a mulher retratado em três depoimentos baseados em situações cotidianas.
Direção: Beatriz Pessoa

Número e Série, da aluna Jéssica Queiroz, conta a história de quatro alunos, Querô, Baleia, Diadorim, e Pedro Bala, que   tentam desvendar um mistério que ronda os muros de uma escola da periferia de São Paulo.

Número e Série, da aluna Jéssica Queiroz, conta a história de quatro alunos, Querô, Baleia, Diadorim, e Pedro Bala, que
tentam desvendar um mistério que ronda os muros de uma escola da periferia de São Paulo.

Sessão 2 – 20h
  • Vidas Suspensas

O documentário mostra a vida de algumas mulheres e ex-mulheres de detentos. O tempo de espera, as lembranças e as ilusões de quem espera do lado de fora.
Direção: João Macul

  • Dentro do Ringue

Anderson, um jovem lutador, deseja a oportunidade de conseguir uma grande luta e finalmente a consegue quando Rui, o campeão da sua academia, aceita seu desafio. Agora Anderson terá a chance de uma grande oportunidade.
Direção: Vinicius Rolim

  • Vida de cão

Com elementos de uma luta de classe contemporânea, o filme se passa na cidade de São Paulo e conta parte da história de dois irmãos, Mariano e Carlos. Com a mãe muito doente, eles buscam a solução dos problemas que os cercam, optando por resolve-los de forma ilícita. Mesmo nessa situação desesperadora, cada um dos irmãos assume uma postura distinta.
Direção: Raphael B. Gomes

  • Salif

Milhares de pessoas procuram uma oportunidade de ganhar a vida na maior Cidade da América Latina. O senegalês Salif é mais um no meio de muitos que escolheram a tão “hospitaleira” São Paulo para morar.
Direção: Melquior Brito

  • Número e Série

Em uma escola na periferia de São Paulo, quatro alunos tentam desvendar um mistério que ronda os muros e se esconde entre os cadeados e portões. Querô, Baleia, Diadorim, e Pedro Bala enfrentam as regras e se arriscam em uma aventura.
Direção: Jéssica Queiroz

SERVIÇO

Ciclo de 10
Dia 16/10/2015 a partir das 18h30
Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149 – São Paulo/SP