Mostra AIC de Documentário

No próximo dia 15 acontece mais uma edição da Mostra AIC de Documentário, com a exibição das produções feitas pelos alunos do Curso de Documentário do segundo semestre de 2012. A Mostra acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), às 19h.

Cada semestre, os alunos do Curso de Documentário se dividem em equipes e produzem filmes a partir de um tema. “O tema norteador da produção desse semestre foi ‘o espaço biográfico’, uma maneira ampla de trabalharmos com diversos tipos de personagens documentais – sejam indivíduos, espaços, crenças coletivas -, a partir da problematização da entrevista. Em semestres passados trabalhamos com espaços geográficos (os bairros como tema), com espaços sociais (a elite como tema), entre outros”, diz a coordenadora do curso, Ilana Feldman.

Para participar da Mostra faça sua inscrição no final da página.

Nome dos filmes e das equipes dos documentários exibidos:
  • “Fezinha”

O sonho de ganhar na loteria na perspectiva de três personagens: uma octogenária, uma organizadora de bolões e um professor universitário. Nesse espaço biográfico imaginário são exploradas as expectativas, os cotidianos e as contradições de três vidas em jogo.

Equipe: Cristiane Toledo Maria, Joelma Oliveira, Luís Eduardo Abreu e Thiago Macedo

  • “Fernão 797”

A história de uma casa na Rua Fernão Dias, n.º 797, é o mote para que seus moradores e frequentadores construam e cultivem retratos de suas biografias. As memórias colocam em conexão uma São Paulo semiurbana do século passado e uma vívida república de estudantes.

Equipe: Ana Beatriz Salgado Nobrega, Danilo Tavares, Gustavo de Castro Duarte Silva e Maurizio de Simone

  • “Porque ele é o Bairão – Um filme a procura de um personagem”

Um filme experimental que busca entender como se faz um documentário. Pensado a partir de uma visita ao Bixiga, tem como protagonista a primeira figura representativa da boemia que foi apresentada ao grupo. Polêmico, o personagem pode ser encarado de diversas formas, dependendo de como o expectador o enxerga.

Equipe: Natália Keiko, Lucas Lespier, Ana Carolina Silvério e Caio Amaral da Costa Carvalho

  • “Hipocondríacos”

Sem sinopse.

Equipe: Giovanna Castelano, Laís Berri e Michelly Xavier

Mostra AIC de Documentários

15 de março de 2013, a partir das 19h
MIS – Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo
Entrada Franca

*Fotos dos filmes “Bairão” e “Fezinha”