Lúcia Murat e “O Olhar Estrangeiro” na AIC

A documentarista Lúcia Murat abre a primeira edição do Tela em Movimento, que acontece na AIC no dia 15 de setembro, a partir das 18h30. Ela conversa com o público após a exibição de seu premiado documentário “Olhar Estrangeiro” (2005), que retrata a visão dos estrangeiros sobre a cultura brasileira, com todos os seus clichês e fantasias.

Tela em Movimento é um espaço criado pela Academia Internacional de Cinema para alunos e pessoas interessadas conversarem sobre cinema, com a participação especial de cineclubes e instituições culturais.

Esta edição do Tela em Movimento é realizada em parceria com o cineclube itinerante CineMulher, que se propõe a discutir questões de gênero por meio de filmes feitos por mulheres ou que as abordem como temas.

Tela em Movimento
Lúcia Murat  e “O Olhar Estrangeiro”
15 de setembro, às 18h30.
Na Academia Internacional de Cinema
Gratuito. Aberto ao público. Vagas limitadas.

Inscreva-se através do formulário abaixo.

O Olhar Estrangeiro

O Olhar Estrangeiro é um documentário a respeito dos clichês e fantasias que os estrangeiros carregam sobre o Brasil. Baseado no livro O Brasil dos Gringos: imagens no cinema, de Tunico Amâncio, o filme foi estruturado a partir de trechos de obras cinematográficas em que o Brasil é tema ou cenário. A partir dessa pesquisa, Lúcia e sua equipe entrevistaram alguns diretores, roteiristas e produtores desses filmes. “O objetivo? Tentar ir além do clichê, percorrendo o caminho que os levaram a trabalhar dessa maneira. Procurar as histórias que desvendam a indústria cinematográfica e ao mesmo tempo que recontam, a sua maneira, esse estranho contato entre o estrangeiro e nós”, conta Lúcia.

Lúcia Murat

Lúcia Murat trabalhou como jornalista em grandes jornais e emissoras do país (O Globo, Jornal do Brasil) e mais tarde passou a se destacar com produções independentes na área do audiovisual. Realizou diversos programas de TV, vídeos institucionais, videoclipes, curtas, documentários e longas de ficção. Seu mais recente trabalho é Uma Longa Viagem (2011), que ganhou diversos prêmios, inclusive de Melhor Filme no Festival de Gramado e o Prêmio da Crítica de Melhor Documentário no Festival de Paulínia.

(Se você tem um Cineclube e deseja realizar uma exibição aqui na AIC, envie um e-mail para telaemmovimento@aicinema.com.br)