Instalação Sonora “Cada um o Mundo Inteiro”

O professor Julio de Paula, do novo Intensivo de Documentário, está com uma Instalação Sonora exposta em São Carlos, no Espaço 7, até o próximo dia 20. Julio orientou o projeto, além de fazer a edição final e a espacialização sonora.

A instalação “Cada um o Mundo Inteiro” foi realizada a partir da coleta de depoimentos de imigrantes sul-americanos residentes em São Carlos e busca proporcionar ao público o exercício da escuta e da imaginação através de relatos e experiências trazidos por eles.

A instalação ocupa um galpão e cria ambientes imersivos por meio da apropriação de móveis e dispositivos de baixa tecnologia como telefone, rádio, gravador cassete, vitrola, além dos próprios fones de ouvido. “O projeto busca nos aproximar dos hermanos latino-americanos. Isso se dá por meio da documentação, do registro da voz. Estamos lidando com material documental, com história oral. Tendo em vista que a escuta é participativa, tentamos criar ambientes sugestivos para que os visitantes da mostra se sintam em casa, entrem numa outra dimensão temporal que o ouvir histórias propicia”, conta Julio.

A instalação foi premiada pela Coordenadoria de Artes e Cultura de São Carlos, no Prêmio Primeiras Obras de Artes Visuais (PROAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e pela Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar. O evento é aberto a toda a população e a entrada é gratuita.

 

A instalação ficará em exposição até o dia 20 de maio, no Centro Cultural Espaço 7, localizado na rua 7 de setembro, 1.441, no Centro de São Carlos. A visitação pode ser feita de quartas a sábado, das 14 às 20 horas, e aos domingos, das 10 às 16 horas.

 

O Intensivo de Documentário AIC acontecerá entre os dias 10 a 27 de Julho e proporcionará uma imersão de três semanas na realização de um documentário de curta-metragem. Saiba Mais…