Imóvel, do professor Isaac Pipano, no VIII Janela Internacional de Cinema do Recife

IMÓVEL_STILL-02_webComeça hoje o VIII Janela Internacional de Cinema do Recife e a Academia Internacional de Cinema (AIC) está muito bem representada. O curta-metragem “Imóvel”, dirigido pelo professor Isaac Pipano, está na Mostra Competitiva Brasileira.

Isaac conta que a ideia do curta surgiu depois de receber um comunicado do proprietário da casa onde morava pedindo que devolvesse o imóvel. “A cidade vivia um momento de bastante efervescência, às vésperas da Copa do Mundo. Ao mesmo tempo uma aluna (Julia Couto) me apresentou o conto do Julio Cortázar chamado ‘A Casa Tomada’, do livro ‘Bestiário’. O conto narra a história de dois irmãos que vivem juntos numa vida bastante monótona e organizada, até que em dado dia algo toma a casa e eles vão aos poucos se fechando nos cômodos até serem expulsos da própria residência. O projeto do filme foi disparado por esse encontro de forças, além da vontade de produzir”.

IMÓVEL_STILL 05O filme narra a história de um personagem que, diante da porta da própria casa fechada, impossibilitado de abri-la, é levado a lidar com a cidade de outra forma. “Acredito que o filme produz um corpo-a-corpo com a cidade do Rio de Janeiro e a sensação de constante deslocamento nessa cidade”, diz Isaac.

O curta estreou na Mostra Competitiva Novos Rumos, no Festival do Rio e também esteve na Mostra UFFilme, em Niterói e conta com os professores Jo Serfaty (direção e produção), Ricardo Fogliatto (direção e produção) e Pedro Pipano (direção de fotografia).

IMÓVEL_STILL 03De baixo orçamento “Imóvel” foi feito apostando em mínimas intervenções nas locações e na iluminação. “Filmamos os cômodos e as situações com o que encontrávamos pelo caminho. Se o plano era na cozinha, filmávamos com os objetos que ali estavam; se o plano fosse na cidade, nos misturávamos às pessoas e ao fluxo dos pedestres. Como parte das filmagens aconteceria em meio à cidade, em algumas locações difíceis, como o Centro do Rio e a Praça XV, optamos em trabalhar sem refletores, apenas com a luz artificial dos postes e da própria cidade”.

O filme será exibido no dia 12/11 (quinta), às 17h, no Cinema São Luiz e no dia 13/11 (sexta), às 16h, no Cinema da Fundação. Confira o trailer e, se estiver em Recife, prestigie!

IMÓVEL – TEASER from apenas baleia on Vimeo.

*Crédito Fotos Pedro Pipano