“GRIN” E “DEMONIA”, DE RONEY FREITAS, RODAM FESTIVAIS EM NOVEMBRO

“GRIN”, dirigido, e “Demônia”, produzido pelo professor da Academia Internacional de Cinema (AIC), Roney Freitas, que foram selecionados para diversos festivais nacionais ao longo do ano, terão novas exibições agora em novembro:

O documentário de média-metragem “GRIN”, que ele codirigiu com o cineasta indígena Isael Maxakali, está no Cine Esquema Novo 2016 – Arte Audiovisual Brasileira, em Porto Alegre, e no Forumdoc.BH, em Belo Horizonte.

Filme: Demônia - Foto: Divulgação

Filme: Demônia – Foto: Divulgação

O curta-metragem “Demônia”, produzido por Roney Freitas e dirigido por Fernanda Chicolet e Cainan Baladez, será exibido no Festival de Vitória.

“GRIN”, quase todo falado no idioma Maxakali, faz “um resgate​ ​de​ memórias sobre a formação da Guarda Rural Indígena durante a ditadura militar, com relatos das violências sofridas pelos seus parentes” – nas palavras de Roney. ​A fotografia é de André Luiz de Luiz, também ​ professor da AIC.

“Demônia – Melodrama em 3 Atos” acompanha a discussão de um casal que tem sua intimidade exposta de maneira sensacionalista na TV. Outro dois professores da AIC integram a equipe técnica do curta: André Luiz de Luiz na Fotografia e Dicezar Leandro na Direção de Arte.

 OS FESTIVAIS
Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira

A edição de 2016 acontece entre 3 e 10 de novembro, com exibições gratuitas apresentadas na Cinemateca Capitólio, sede oficial do Festival. Foram quase 600 inscritos, o Festival tem como proposta englobar tanto a ideia audiovisual quanto das artes visuais. Também apresenta um formato diferenciado de exibição, das 44 obras selecionadas na Competitiva Brasil, 32 serão exibidas na sala da Cinemateca Capitólio, porém 12 serão exibidas fora da sala de cinema, no formato de videoinstalações, projeções e performances. A divulgação dos vencedores da Competitiva Brasil será no dia 10 de novembro, quinta-feira, às 21h, na Cinemateca Capitólio.Confira a programação completa no site do evento.

Filme: Grin - Foto: Divulgação

Filme: Grin – Foto: Divulgação

Forumdoc.BH

Em Belo Horizonte, o Forumdoc.BH acontece entre 17 e 27 de novembro no Cine Humberto Mauro-Palácio das Artes, na UFMG, em centros culturais e espaços abertos da cidade. Todas as atividades são gratuitas. Conta com mostras de filmes clássicos e contemporâneos. Neste ano foram mais de 500 inscritos, entre a mostra brasileira e internacional. O festival também realiza durante o ano (neste ano foi entre maio e junho) uma Mostra Itinerante que percorre as cidades do interior de Minas, exibindo os filmes selecionados na edição anterior, com o intuito de promover o encontro entre espectadores locais e importantes expressões audiovisuais vindas de diversas partes do mundo. Para conferir a programação completa, acesse o site.

 

Festival de Vitória

A 23ª edição do Festival de Vitória acontece entre 14 e 19 de novembro e premia as melhores produções dos gêneros ficção, documentário e animação. Tem como característica exibir uma programação diversificada, que conta com os mais recentes trabalhos do cinema brasileiro, além de muitas atividades de formação para todos os públicos. Ao final da programação, o Festival de Cinema de Vitória premia os melhores trabalhos de suas mostras. Serão distribuídos mais de 30 troféus, além de menções honrosas e prêmios adicionais. O objetivo do Festival é contribuir para o desenvolvimento da produção audiovisual brasileira, o fortalecimento dos profissionais capixabas e a democratização do acesso da população aos bens culturais. Além de  estimular a formação de um público consumidor de cultura mais crítico. Confira a programação completa do Festival, no site do evento.