Gabriel Mascaro, dia 17/2, na AIC São Paulo

boineonO artista visual e diretor de cinema Gabriel Mascaro estará na Semana de Orientação da Academia Internacional de Cinema (AIC) de São Paulo no próximo dia 17, exibindo e discutindo sobre seu mais recente filme, o premiado “Boi Neon”.

Segundo longa-metragem de ficção de Mascaro, “Boi Neon” recebeu prêmio de melhor filme, melhor roteiro, melhor atriz coadjuvante, melhor fotografia no Festival do Rio 2015; prêmio especial do Júri no Festival de Veneza e prêmio Foxtel Movies International Award de melhor filme no Adelaide Film Festival, entre outros.

O filme conta a história de Iremar (Juliano Cazarré), um vaqueiro de curral que viaja pelo Nordeste, ao lado de Galega (Maeve Jinkings) e a pequena Geise (Samya de Lavor). Por onde passa Iremar recolhe revistas, panos e restos de manequins, já que seu grande sonho é largar tudo para iniciar uma carreira como estilista no Pólo de Confecções do Agreste.

O ator Juliano Cazarre em Boi Neon

O ator Juliano Cazarre em Boi Neon

“Um nordeste sem clichês… de machos nem tão machões e de um sertão colorido”, diz o jornalista Guilherme Genestreti, em matéria para a Folha de S.Paulo. O filme, elogiadíssimo pela crítica, foi lançado recentemente nos cinemas do Brasil.

Além de “Boi Neon” Gabriel Mascaro tem documentários e videoinstalações exibidos em importantes festivais e exposições, incluindo Rotterdam (IFFR), Amsterdã (IDFA), Oberhausen, Clermont Ferrand, Leipzig, BFI London, o Guggenheim, Barcelona Museum of Contemporary Art, MoMA Documentary Fortnight e a Bienal de São Paulo.  Depois do controverso documentário “DOMÉSTICA”, que Mascaro entregou câmera para os filhos dos patrões filmarem suas empregadas, a primeira ficção de Mascaro “VENTOS DE AGOSTO” teve première na competição do Festival de Locarno em 2014, premiado com menção honrosa e aclamado pela crítica internacional.

Em sua 11ª edição, a Semana de Orientação tradicionalmente inaugura o ano letivo do FILMWORKS – Curso Técnico em Direção Cinematográfica e movimenta os debates sobre criação cinematográfica no Brasil. Este ano o evento acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro entre os dias 16 e 18 de fevereiro e além de Gabriel Mascaro conta com a com exibição de filmes e palestras de outros cineastas convidados, entre eles Fernando Coimbra, Anita Rocha da Silveira, George Moura e José Henrique da Fonseca.