FINALISTA DO JABUTI E EM BREVE FILME DE ANIMAÇÃO

Vanessa Prieto - Foto: Vitor Vieira

Vanessa Prieto – Foto: Vitor Vieira

“O Silêncio em Apuros”, de Vanessa Prieto, professora de Direção de Atores do curso Filmworks, da Academia Internacional de Cinema (AIC) está entre os finalistas na categoria livro infantil do 58º Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgada em outubro. O resultado será anunciado no dia 11 de novembro e a cerimônia de comemoração, no dia 24.

Vanessa é atriz, produtora, roteirista e escritora. Como atriz, fez a série “Zé do Caixão”, canal Space, contracenando com Matheus Nachtergaele como Sarita Del Ciel. Na televisão, fez a novela “Cristal” (SBT), em 2006. Na Rede Globo, fez o seriado “Sítio do Pica-Pau Amarelo” em 2007 e, no mesmo ano, participou da novela “Pé na Jaca”. Idealizou, atuou e coproduziu os musicais: “Lampião e Lancelote”, vencedor de 11 prêmios de teatro, “A árvore Berenice” e ainda correalizou o espetáculo de dança flamenca “Toro Negro”. Em 2011, estreou em São Paulo o musical infantil “O Silêncio Em Apuros” de sua autoria, com direção de Débora Dubois. E finalmente, em 2015, escreveu e editou o livro infantil “O Silêncio em Apuros”, um dos finalistas do Prêmio Jabuti.

O livro foi inspirado na peça homônima “O Silêncio em Apuros”, e conta a história do Silêncio. Tudo se passa no reino de Lugar Nenhum e Todos os Lugares, onde o personagem principal, o Silêncio, corre perigo de deixar de existir para sempre, pois foi sequestrado e precisa ser resgatado. Nesse contexto, a Música, a Dança, a Poesia, o Teatro e a Pintura se unem para ajudar o amigo contra o mostro Barulho. A trama é repleta de aventuras, ruídos, brigas e confusões. As ilustrações são de Mariana Faria, feitas com aquarela e lápis de cor, e compõem perfeitamente a obra que tem tanto a acrescentar ao universo infantil, como a importância do silêncio para os pensamentos, projetos e sonhos.

Vanessa Prieto - Foto: Vitor Vieira

Vanessa Prieto – Foto: Vitor Vieira

O projeto nasceu como peça de teatro, virou livro e agora será roteiro de cinema: “agora parto pra outra longa jornada”, diz Vanessa, “estou reescrevendo o roteiro do filme de animação “O Silêncio em Apuros”. Voltando para o Cinema, minha primeira formação. Em 2016, fui contemplada com um prêmio no Fundo Setorial do Audiovisual para desenvolver um roteiro inspirado no livro… Sei que a história está crescendo, mudando de cara, se contaminando, se adaptando a uma nova linguagem . Não sei onde isso vai dar, mas sei que nós continuamos em apuração… o Silêncio e eu.”