FILMWORKS FILM FESTIVAL 2016

Em sua 7ª edição o FILMWORKS FILM FESTIVAL – o festival exclusivo da Academia Internacional de Cinema (AIC) reúne o que há de melhor na área de cinema: bons filmes exibidos na telona, premiação e gente da área do audiovisual circulando e trocando ideias. Este ano o festival acontece nos dias 10 e 11 de junho, no Reserva Cultural em São Paulo, e traz 28 filmes selecionados que concorrem em 6 categorias: Melhor Filme, Júri Popular, Prêmio Atualidade, New Vision, Melhor Atriz e Melhor Ator.

No primeiro dia serão exibidos 19 filmes, divididos em duas sessões, uma começando às 9h e a outra às 11h. No segundo dia serão exibidos 9 filmes, também divididos em duas sessões, uma começando às 9h e a outra às 10h10. A programação do segundo dia ainda conta com a cerimônia da premiação, às 11h20.

“O Filmworks Film Festival é o lugar em que podemos ver os talentos que emergem de um dos cursos mais importantes e prestigiados da AIC, o FILMWORKS”, diz Steven Richter, sócio fundador da Academia Internacional de Cinema.

Confira a programação completa e não deixe de participar, o evento é gratuito e aberto ao público.

PROGRAMAÇÃO 7º FILMWORKS FILM FESTIVAL

Dia 10 de junho

Curta "Lua Em Transe" da aluna Victoria Vasconcelos

Curta “Lua Em Transe” da aluna Victoria Vasconcelos

Sessão 1 – 9h

  • Manchete – Dir. Raphaela Vieira

Lia é uma fotógrafa que se deparou com algumas fotos indiscretas de Coronel. Silva, um conhecido político da cidade. Com a ajuda de Tiago ela decide chantageá-lo para sair de suas dívidas de jogo, mas Tiago possui outros planos.

  • Do Lar – Dir. Erik Gasparetto

Após perder o ônibus para mais um dia de trabalho como doméstica, Dalva encontra em uma praça um homem que doa livros usados. O gosto pela leitura de Clarice Lispector faz com que ela fique com um de seus livros, e, dentro dele, encontre uma carta esquecida que a faz questionar sobre sua própria vida.

  • Dentro – Dir. Iara Medeiros

Poema pessoal narrado em primeira pessoa.

  • Detetive – Dir. William Mur

    A comédia "Detetive" do aluno Willian Mur é sobre a discussão de seis pessoas, que estão em uma sala de espera de um consultório de dentista.

    A comédia “Detetive” do aluno Willian Mur é sobre a discussão de seis pessoas, que estão em uma sala de espera de um consultório de dentista.

Seis pessoas discutem se o sujeito que entrou na sala de espera de um consultório de dentista era ou não era bandido.

  • Na Pista – Dir. Adriano Cardoso

Fábio quer voltar para casa, mas seu carro não funciona. Decide ir andando quando é abordado por um misterioso homem que aparentemente, não estava ali por coincidência.

  • A Página – Dir. Guilherme Andrade

Duas mães. Um crime. Dois lados de uma mesma história e o difícil processo de virar a página após perderem as âncoras de suas vidas.

  • Silêncio – Dir. Matheus Gois

Aos 17 anos Nina enfrenta um trauma e tenta compreender se ele será superável.

  • Através do Visor – Dir. Lorenzo Scavone

Uma reflexão sobre o ato de fotografar e sobre como o fotografo imprime sua identidade visual.

  • Vidas Suspensas – Dir. João Macul

O documentário faz um recorte sobre a vida de algumas mulheres e ex-mulheres de detentos. O tempo de espera, as lembranças e as ilusões de quem espera do lado de fora.

  • Boneca – Dir. Marco Aurélio Paiva

A cidade não para. Nem para ouvir. Mari se aproveita desse silêncio dissimulado, do qual um dia já foi vítima e enfrenta um homem do seu passado. Ela fará de tudo para conseguir as respostas que precisa.

Sessão 2 – 11h

  • Lua Em Transe – Dir. Victoria Vasconcelos

    "Boneca", curta dirigido pelo aluno Marco Aurélio Paiva conta a história de Mari, que busca respostas para o seu passado

    “Boneca”, curta dirigido pelo aluno Marco Aurélio Paiva conta a história de Mari, que busca respostas para o seu passado

O autorretrato traz reflexões sobre pequenas revoluções, as formas de habitar e se reconectar com o planeta.

  • Olhos invisíveis – Dir. Gustavo Sani

Após um trágico acidente de carro o casal André e Sofia tenta se adaptar a uma nova fase de suas vidas, numa relação que envolve vaidade e autopunição.

  • Homem Médio – Dir. Eric Martinelli

A repentina demissão de Jerson interrompe sua rotina como um típico homem da classe média. Enquanto expõe seus preconceitos e suas contradições, ele questiona seu lugar em um mundo que não mais compreende.

  • Número e Série – Dir. Jéssica Queiroz

Em uma escola na periferia de São Paulo, quatro alunos tentam desvendar um mistério que ronda os muros e se esconde entre os cadeados e portões. Querô, Baleia, Diadorim, e Pedro Bala enfrentam as regras e se arriscam em uma aventura.

  • Flores Azuis – Dir. Gabriel Gagliardi

Depois de um acidente que deixa Sofia em coma, sua companheira Clarice segue a vida cuidando das duas até que algo fora do cotidiano desencadeia uma lembrança.

  • Dentro do Ringue – Dir. Vinicius Rolim

Anderson, um jovem lutador, deseja a oportunidade de conseguir uma grande luta. Finalmente a consegue quando Rui, o campeão da sua academia aceita seu desafio. Agora Anderson acredita que terá a chance de uma grande oportunidade.

  • Parto – Dir. Isa Meneghini

Quem nunca passou por um desaforo no elevador?

  • Crise Foda – Dir. Fernando Patau

    Cena do filme "A Página".

    Cena do filme “A Página”.

Sem escrúpulos, dono de empresa leva tudo do seu jeito.

  • Terceiro Ato – Dir. Eric Surita

Pedro, um diretor e dramaturgo e Felipe, um fotografo, veem seu frio relacionamento mudar com a chegada de Ana, uma jovem atriz que participa uma montagem dirigida por Pedro.

Dia 11 de Junho

Sessão 3 – 9h

  • Casulo – Dir. Wallyson Mota e Aline Pellegrini

O dia a dia de uma mulher que mora em um carro. Não se sabe nem como ou porquê ela passa a viver em um local tão pequeno ou a razão dela se manter estática em um espaço que foi feito para a mobilidade.

  • Vida de Cão – Dir. Raphael B. Gomes

A história de dois irmãos, Mariano e Carlos, e as formas que encontram para lidar com a doença da mãe.

"Número e Série" conta as aventuras de Querô, Baleia, Diadorim, e Pedro Bala.

“Número e Série” conta as aventuras de Querô, Baleia, Diadorim, e Pedro Bala.

  • Abismo – Dir. Germano Pereira

Uma mulher acorrenta um homem dentro de um esconderijo. É certo prender alguém que ama?

  • Salif – Dir. Melquior Brito

Milhares de pessoas procuram uma oportunidade de ganhar a vida na maior Cidade da América Latina. O senegalês Salif é mais um em a tantos que escolheram a “hospitaleira” São Paulo para morar.

Sessão 4 – 10h10

  • A última dança – Dir. Giovanna Mestres

Uma mãe solitária leva uma vida conturbada até que um dia, em meio a bagunça de seu quarto, encontra um vestido que remete a memórias relacionadas a seu filho.

  • Ocupação Hotel Cambridge – Dir. Andrea Mendonça

O funcionamento do movimento de moradia sem teto do Centro da cidade de São Paulo – Frente de Luta Por Moradia (FLM) é retratado por meio do cotidiano dos moradores da Ocupação Hotel Cambridge.

  • Isadora – Dir. Priscila Fraguas, Laisa Bellomo, Antônio Benicio, Iara Medeiros, Rogerio Rodrigues

    "Ocupação Hotel Cambridge", retrata o funcionamento do movimento de moradia sem teto do Centro da cidade de São Paulo - Frente de Luta Por Moradia (FLM)

    “Ocupação Hotel Cambridge”, retrata o funcionamento do movimento de moradia sem teto do Centro da cidade de São Paulo – Frente de Luta Por Moradia (FLM)

Os caminhos de Isadora são retratados após um conturbado período de sofrimento por amor.

  • Crônicas do Meu Silêncio – Dir. Beatriz Pessoa

Histórias que se cruzam. Silêncios que se reconhecem. Um manifesto sobre a violência contra a mulher retratado em três depoimentos baseados em situações cotidianas.

  • Saideira – Dir. Gabriel Vencigueri Azeredo e Rodrigo Valim

Só mais uma tarde comum em um boteco qualquer de São Paulo.

SERVIÇO:

Data: 10 e 11 de junho
Horário: de 09h às 12:30h
Premiação: Sábado às 11:20h
Local: Reserva Cultural
Endereço: Avenida Paulista, 900 – Bela Vista, São Paulo – SP
Evento aberto ao público e gratuito

logos parceiros fwff2016