Ana Johann em aula aberta do Curso de Documentário


A roteirista e documentarista paranaense Ana Johann estará na AIC, no próximo dia 09, para a aula aberta e gratuita do Curso de Documentário. A aula acontecerá às 14h e contará com a exibição da obra “Um Filme para Dirceu”, seguida de bato papo com Ana, que é roteirista e diretora do filme.

O longa-metragem que ganhou o Candango Especial de Júri no 45º Festival de Cinema de Brasília, já percorreu diversos festivais, entre eles o Festival Internacional de Documentário do México, a 36ª Mostra Internacional de Cinema de SP, IV Festival do Filme Etnográfico do Recife e acaba de voltar da 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes (foto abaixo). Em todos, foi muito bem recebido pelo público e pela crítica. O Jornal do Brasil, em matéria sobre a primeira noite da Mostra de Longas do Festival de Brasília, diz: “a diretora paranaense conseguiu emocionar o público, que ainda não estava completo no início da noite e, nos 80 minutos da trama, arrancou gargalhadas e aplausos. Com uma história envolvente, bem humorada e sensível, Ana Johann e o personagem documentado, o ex-metalúrgico e gaiteiro Dirceu, construíram um documentário interativo em que a equipe de filmagem e o protagonista dividiam as cenas realistas de uma convivência que durou mais de três anos até a conclusão da obra”.

“Um Filme para Dirceu” conta a história de Dirceu Cielinski, um gaiteiro com dificuldades motoras de São Bento do Sul – interior de Santa Catarina, que pretende gravar um filme sobre sua vida, ficar famoso e viver da música. Ana acompanhou o músico por quatro anos, até que o filme ficasse pronto. “‘Um Filme para Dirceu’ é um projeto de longo prazo, onde acompanhei o personagem no tempo e isso, é claro, tem grande valor, por que podemos ver nitidamente a transformação dele neste espaço de tempo. Tem sido maravilhoso acompanhar o filme nos festivais”, conta Ana. 

Roteirista e cineasta, Ana Johann graduou-se em jornalismo e fez especialização em documentário pela Universidade de Barcelona e especialização em Leitura de Múltiplas Linguagens pela PUC-PR. Dirigiu e roteirizou o curta “De Tempos em Tempos” (2007) e o média-metragem “Abaixo do Céu” (2010), ambos documentários. “Um Filme para Dirceu” é seu primeiro longa-metragem. Ana também é professora de roteiro e documentário e também atua em sua produtora, a Capicua Filmes.

Aula aberta e gratuita do Curso de Documentário

Exibição do documentário “Um Filme para Dirceu” e bate papo com diretora Ana Johann
Dia 09 de março de 2013 às 14h
Na AIC – Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142.

Assista ao trailer de “Um Filme para Dirceu”

Ficha Técnica

Direção e roteiro – Ana Johann
Diretor de produção – Marcos Freder
Direção de Fotografia e câmera –  Andre Chesini
Assistente de Fotografia e câmera – Diogo Wulff / Andressa Cor
Montagem – Nathalia Okimoto
Som direto – João Marcelo Gomes/ Rodrigo Janiszewski/ Roseli dos Santos Ribeiro
Fotografia Still – Mônica Wojciechowski/Rosano Mauro
Designer gráfico – Adriana Alegria
Projeto – Rosangela de Cássia
Captação de Recursos – Dirceu Cieslinski