Ex-aluno edita filme que concorre em Cannes

Leidi_Poster_smallComeça amanhã o mais respeitado evento internacional de cinema do mundo, o 67º Festival de Cannes. Ricardo Saraiva, ex-aluno dos cursos de Roteiro e Assistência de Direção da Academia Internacional de Cinema (AIC), editou o filme “Leidi”, uma coprodução entre Colombia e Reino Unido, do diretor Simon Mesa-Soto que concorre em uma das Mostras Oficiais – na categoria Short Films.

Depois de fazer cursos no Brasil, Ricardo foi para Londres e lá continuou os estudos na London Film School: “Foi uma surpresa muito boa e uma sensação de dever cumprido. Mas acima de tudo, é uma prova de que, mesmo sendo uma produção universitária, se o filme for tratado com dedicação e seriedade do começo ao fim, como a equipe do Simon e da produtora Diana fizeram, é possível realizar um trabalho com maiores ambições”, conta Ricardo.

O júri da categoria é presidida pelo cineasta iraniano Abbas Kiarostami e, neste ano, a comissão de seleção recebeu 3450 curtas, de 128 países. Destes, apenas 16 foram selecionados para a Mostra Oficial, sendo dois de animação e os outros 14 de ficção. Na página do festival, Abbas diz: “Para mim, curta e longa-metragem não significa nada. Um filme é um filme. Inclui uma introdução, uma história e um fim. Fazer uma curta-metragem é mais difícil. As fraquezas são mais visíveis e não podem ser compensadas ao longo das sequências. Sem as restrições ligadas à saída em salas, ao financiamento e às preferências do público, as curtas-metragens são mais pessoais e consequentemente, mais artísticos. Espera-se dos realizadores de curtas-metragens novas experimentações e audácia artística. A renovação necessária da sétima arte é o dever dos jovens cineastas. É essa a função das suas curtas-metragens, que são muito mais do que simples exercícios para ter acesso ao cinema profissional.”

Leidi – O Curta

Ricardo conta que o filme retrata de forma sutil e quase poética um dia na rotina de uma garota na periferia de Medelín, na Colômbia.

Cena do filme "Leidi", editado pelo ex-aluno Ricardo Saraiva, que concorre em Cannes no próximo dia 24.

Cena do filme “Leidi”, editado pelo ex-aluno Ricardo Saraiva, que concorre em Cannes no próximo dia 24.

Jovem, desocupada e com filho para criar, Leidi é mandada pela mãe para comprar banana. No caminho ela decide procurar o pai do bebê, um lavador de ônibus que passa mais tempo com os amigos do que com o filho. “Nessa busca de Leide, conhecemos um pouco mais da vida dessa comunidade, que possui paisagens exuberantes em contraste com a não tão bela realidade dos que vivem ali”, conta.

A premiere do filme acontece no próximo dia 23, às 11h (6h em São Paulo) e a cerimônia de premiação será no dia 24, às 19h (14h em São Paulo).

Diretor, Editor e Roteirista

Ricardo, ex-aluno da AIC e editor do filme

Ricardo, ex-aluno da AIC e editor do filme

Editor do filme, Ricardo largou a carreira de redator publicitário pensando em ser roteirista, porém os cursos que fez na AIC e em Londres fizeram com que pegasse gosto pela direção e edição. “Não tem melhor maneira de aprender direção do que numa ilha de edição, analisando tudo o que foi filmado. O que funciona e o que não funciona tão bem. Talvez não seja a única, mas talvez seja a uma eficiente maneira de entender e consequentemente aprender sobre o trabalho de um outro diretor. Isso acabou me aproximando cada vez mais da montagem e de 2013 para cá editei dois documentarios e dois curtas de ficção além de dirigir outros dois curtas. No meu site dá para ver um pouco desses trabalhos”, conta.

Sobre os próximos trabalhos, Ricardo conta que irá editar um filme Americano e outro Romeno e está roteirizando um curta que será rodado aqui em São Paulo.

Assista ao Trailer do Filme:

LEIDI teaser from Simón Mesa Soto on Vimeo.

 

*Fotos: stills do Filme