Ex-aluna da AIC estréia na direção de longas em ‘Antes do Fim do Mundo’, em Cartaz na Mostra SP

Você acredita no fim do mundo em 2012?

Seja a sua resposta sim ou não, o fato é que esta é uma das questões que se tornaram mais populares este ano, entre as inúmeras teorias espirituais e esotéricas que falam tanto na transformação da vida em nosso planeta quanto na destruição da raça humana. E é exatamente esse o ponto de partida de investigação do documentário ‘Antes do Fim do Mundo’, que faz parte da programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

O longa, de 71 minutos, é dirigido por Herbert Gondo e Sabrina Maróstica, que se dividiram em várias funções para realizar a obra. Gondo também foi o responsável pela direção de fotografia e Sabrina – que foi aluna de dois cursos da Academia Internacional de Cinema (16 mm no ano passado e Estudos de Direção, em 2010) -  ainda assina o roteiro, a direção de produção e a produção executiva do projeto ao lado de Reinaldo Rodrigues.

“Os cursos que fiz na AIC foram bem completos e me ensinaram muitas coisas. A gente aprendeu na prática e isso facilitou que executássemos essas várias diferentes funções, já que é um filme de baixo orçamento”, explica Sabrina.

‘Antes do Fim do Mundo’ traz uma variedade de depoimentos sobre as diversas interpretações a respeito do que seria esse acontecimento trazido pela temática do filme. E para isso, traz não apenas depoimentos de populares, como também a visão de várias religiões e seus representantes – entre elas o catolicismo, o budismo, o candomblé, o santo daime, o islã e o hinduísmo – e também a opinião de ateus e diversos especialistas de áreas técnicas e científicas, entre elas radiestesia, reprogramação cerebral e meio ambiente.

“Resolvi abordar esse tema porque eu realmente estava com medo que o mundo acabasse! Juro!”, confessa a diretora. “Eu estava com uma amiga, conversando, quando veio a ideia de fazer este filme. Porque eu me perguntava: ‘O que será que as diferentes religiões dizem a respeito disso?’. Foi então que decidi fazer uma pesquisa filmada pra investigar a questão.”

Católica, Sabrina também diz que se sentia muito incomodada com as diferenças pregadas entre as religiões, que muitas vezes assumem o discurso de que ‘o meu Deus é melhor do que o seu’: “Queria misturar isso, pois acredito que o Deus buscado por todas as religiões é o mesmo, o Deus da tolerância, do respeito às diferenças, o Deus do Amor Universal. E tomei um cuidado muito grande, assumindo um compromisso com os personagens do documentário, para evitar criar um discurso ofensivo entre as religiões.”, completa Sabrina.

Por que tantas fontes diferentes falam tanto em 2012?

No filme, segundo Sabrina, isso fica claro: “Todos acreditam que algo vai de fato acontecer, seja o do fim do mundo ou mesmo uma mudança de conscientização para uma vida melhor aqui na Terra”.

Depois de um ano e sete meses de preparo e produção, já com o filme estreando na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Sabrina revela que não tem mais medo: “O filme funcionou como uma espécie de terapia pra mim, mas ainda tenho um medinho, pois dezembro ainda não chegou…”, brinca.

“Frequento a Mostra de São Paulo há muitos anos como expectadora. Então, agora, é incrível estar em cartaz num dos maiores festivais de cinema do mundo. Não estava esperando, foi uma surpresa mesmo! É meu primeiro trabalho como diretora de longa, então já é um reconhecimento enorme para mim e meus companheiros termos sido selecionados para integrar a programação”, diz agradecida.

Os diretores da Marginal Filmes acreditam que o filme possa ser veiculado em TV ainda este ano e, posteriormente, lançado em DVD. Isso se o mundo de fato não acabar, né? Bem, mas se o mundo acabar mesmo em dezembro de 2012, você ainda tem tempo de assistir ao filme de Herbert e Sabrina na Mostra SP.

Gostou? Então veja o trailer abaixo e também confira a agenda, com a data, o local e o horário para prestigiar mais esta produção de um ex-aluno AIC, antes que o mundo acabe…

Trailer: ‘Antes do Fim do Mundo’

Agenda:

  • 20/10 – Sábado – 20:40 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca – Sala 5
  • 21/10 – Domingo – 15:50 – Espaço Itaú de Cinema – Augusta – Sala 3
  • 24/10 – Quarta-feira – 15:40 – Cinemateca – Sala Petrobras

 

Para conhecer mais o trabalho da ex-aluna da AIC acesse:

- O blog do filme: http://filmeantesdofimdomundo.wordpress.com/

- O Site da produtora Marginal Filmes.

- O Facebook da produtora Marginal Filmes.

 

Crédito:
Reportagem e edição: Paulo Castilho
Imagens: Divulgação.