Evandro Affonso Ferreira, vencedor do prêmio Jabuti, é o mais novo professor da AIC

Capa do livro do professor EVANDRO AFFONSO FERREIRA_erasmo de roterdãO escritor Evandro Affonso Ferreira, que acaba de ganhar o Prêmio Jabuti de Melhor Romance do ano por “O Mendigo que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Rotterdam”, é o novo professor do curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema (AIC).

O anúncio do prêmio foi feito na última semana pela Câmara Brasileira de Livro, após a apuração da última da 55ª edição do prêmio literário.

Sobre o ensino de Criação Literária, Evandro diz: “Acho oficina literária produtiva quando podemos bater obstinados na tecla do incentivo à leitura. Fui dono de sebo – gosto de indicar bons livros que poucos conhecem”.

O Livro

O jornalista Vinicius Jatobá, em crítica sobre o livro, escrita para o Estado de São Paulo, parecia já prever a grandiosidade e os prêmios do novo livro de Evandro: “O Mendigo Que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Rotterdam”, alcançará um sucesso estrondoso. A estória de um homem erudito abandonado sem-cerimônia pela paixão de sua vida e que escreve uma narrativa para tentar esclarecer esse ato está tão recheada de citações e neologismos e sintaxes complexas que vai arrebatar todos os prêmios literários de prestígio. No entanto, de amor, de exploração desse sentimento de abandono, o pouco que existe está soterrado. Sentimento que motiva cada palavra do relato, está invisível pela escolha estilística do autor. O livro será um sucesso; foi escrito apenas para 43 pessoas”, escreve.

O Curso de Criação Literária

O curso de Criação Literária da AIC, que tem nova turma prevista para o começo de 2014, tem como objetivo fornecer aos alunos, a partir de exercícios de escrita e do estudo de autores clássicos e contemporâneos, o conhecimento básico acerca de cada um desses elementos: narradores e pontos de vista, personagens, diálogos, descrições de pessoas, de objetos, de ambientes. Para saber mais, clique aqui.