Escritor americano William C. Gordon na AIC

O escritor William C. Gordon, autor dos romances policiais “O Mistério dos Vasos Chineses”, “O Rei da Sarjeta” e “O Anão”, estará na Academia Internacional de Cinema (AIC) no próximo dia 29, às 19h30, para bate- papo sobre seu trabalho e seu processo criativo e, ao final, responderá às questões dos alunos e convidados. O evento, uma parceria com a Editora Record, será em inglês com tradução para o português, gratuito e aberto ao público, mediante a inscrição prévia.

O Autor

Gordon teve uma vida bastante conturbada—órfão de pai aos 6 anos de idade, viveu com sua mãe e irmãos em um gueto mexicano em Los Angeles. Isolado, seu refugio foi a biblioteca pública de seu bairro.

Mais tarde cursou literatura inglesa na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Serviu o exército e em seguida realizou seu sonho: formou-se em Direito no Hastings College of Law. Como advogado, defendeu trabalhadores latinos do estado da Califórnia do ano de 1965 até inicio de 2002.

Em 1987, após dois casamentos fracassados, encontra a escritora chilena Isabel Allende, com quem vive. “Eu e Isabel formamos uma rica aliança de inspiração criativa e uma abundância de afeto!”, diz Gordon. Segundo ele, foi Isabel que lhe mostrou o verdadeiro caminho de seu oficio de escritor. “Ela me ensinou a colocar minhas imagens no papel de uma forma ordenada e expressiva e me fez ver que o silêncio é uma parte essencial do processo da escrita”.

Gordon conta que Isabel Allende criticou muito seu primeiro livro e o convenceu a incorporar sua experiência de vida em seus romances, “escrever sobre aquilo que conheço”, inclusive sua experiência nos tribunas. “E ela estava certa”, diz o escritor, que a partir de 2002 começou a fazer muito sucesso, com seu segundo romance, “O Mistério dos Vasos Chineses”, uma história de detetive que se passa na Chinatown de São Francisco entre 1960 -1961. “Este livro já foi traduzido para o espanhol, alemão, dinamarquês, italiano, português de Portugal e do Brasil, polonês, romeno e francês”, comemora.

Seus livros seguintes, “O Rei da Sarjeta” e “O Anão” trilham o mesmo caminho. Estes três livros foram publicados no Brasil pela Editora Record , que prepara para 2013 o próximo livro do escritor, “The Halls of Power” (“Os Corredores do Poder”).

SERVIÇO

William C. Gordon na AIC
Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142.
Dia: 29 de abril de 2013
Horário: 19h30

*Foto: David Ignaszewski, of Koboy agency