Documentário sobre a vida de Henry Sobel estreia dia 11

Ivo Herzog

Ivo Herzog, filho de Vladimir Herzog, assassinado nos porões da ditadura militar na década de 1970.

“A História do Homem Henry Sobel”, documentário biográfico produzido pelo ex-aluno Cesar Barbosa, tem estreia nacional dia 11 em São Paulo e Rio de Janeiro, no Espaço Itaú de Cinema.

O primeiro longa do diretor André Bushatsky narra as realizações e os conflitos de um dos mais atuantes líderes religiosos do século XX, o rabino Henry Sobel. A história é contada desde sua chegada ao país até os dias atuais, passando pela corajosa denúncia à falsa versão dos militares sobre a morte do jornalista Vladimir Herzog e pelo episódio do furto das gravatas, revelando luzes e sombras de um homem sábio e religioso, porém complexo e demasiadamente humano.

Luciano Huck

Luciano Huck, um dos entrevistados do filme.

Além das imagens de arquivo o filme conta com depoimentos exclusivos de parentes, amigos, e críticos da comunidade judaica, entre eles o rabino Michel Schlesinger, o presidente do Congresso Judaico Latino-Americano, Jack Terpins, os jornalistas Audálio Dantas e Heródoto Barbeiro, o apresentador Luciano Huck e o filho de Vladimir Herzog, Ivo Herzog.

O diretor conta como foi o processo de desenvolvimento do filme. “Primeiro, conversei com muita gente, li a autobiografia do Sobel e estudei judaísmo para me preparar para as entrevistas. Depois, elaborei um pré-roteiro e fui levantando nomes de possíveis entrevistados. Mas o interessante, quando se faz um documentário, é perceber o caráter orgânico do processo todo: os assuntos nunca se esgotam e por mais que eu tivesse um fio condutor bem definido para a narrativa, a cada entrevista uma nova porta se abria, possibilitando novas interpretações e mostrando a importância do rabino Sobel de um outro ângulo”, conta.

Outro entrevistado do filme: o jornalista Juca Kfuri

Outro entrevistado do filme: o jornalista Juca Kfuri

Ao todo foram quatro anos de investigação que antecederam as filmagens, realizadas entre 2011 e 2012 em São Paulo, com direção de fotografia de Emerson Pimenta e Alan Fabio Gomes. A montagem ficou a cargo de Regina Stulman Dias e a finalização foi feita por Rafael Tozzati.

Depois de São Paulo e Rio o filme estreia dia 18 em Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis e no dia 25 em Belo Horizonte, Brasília, Salvador e João Pessoa.

Confira o Trailer do Filme:

* Crédito fotos: Emerson Pimenta e Alan Fabio Gomes

Programação

  • ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – AUGUSTA

Sala 3: 15h40 – 20h30

Dia 13/09 (sábado) também às 24h.

  • ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA- POMPÉIA

Sala 10: 18h

Dia 13/09 (sábado) também às 24h.

  • ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA- FREI CANECA

Sala 6: 17h20

  • CINE LIVRARIA CULTURA

Sala 2: 17h30

  • CINEMARK SHOPPING HIGIENÓPOLIS

Sala 2: 12h50 -15h – 19h40