Âncora do Marujo estreia no In-Edit em São Paulo

Ancora do Marujo

Making Of do filme, gravado nas madrugadas de Salvador-BA. Foto: Elena Fedeli

No próximo dia 02, às 19h30, acontece a estreia do longa documentário “Âncora do Marujo”, no Centro Cultural São Paulo. O filme é do diretor baiano Victor Nascimento – ex-aluno do FILMWORKS, e da sua produtora Maria João Filmes.

O documentário, que começou a ser feito quando Victor ainda era aluno da Academia Internacional de Cinema (AIC), faz um recorte sobre a semana que antecede a festa do Marujo, entidade da Umbanda mensageira das águas, que acontece todo 13 de dezembro no bar Âncora do Marujo, um dos mais tradicionais estabelecimentos dedicados ao transformismo em Salvador. A obra é um divertido retrato social e cultural da cidade e mistura entrevistas e shows, mostrando a música como propulsor da autoestima desses artistas.

“Fazer este filme ainda no curso de cinema foi um grande desafio. Primeiro por ser minha estreia na direção de um longa e no gênero documentário. Segundo por ter sido filmado na Bahia, na madrugada, em locais pouco seguros e com uma equipe muito reduzida. Mas quando as dificuldades se tornaram reais o que fez a diferença foram as pessoas que apoiaram o filme: colegas de curso, que compuseram a equipe, a AIC, professores como a Elena Fedeli que assinou a fotografia, profissionais do mercado, empresas parceiras e a Maria João Filmes que é a minha produtora em sociedade com a ex-aluna Patricia Galucci. Jamais teria conseguido fazer um longa sem verba de editais se não fossem por essas colaborações”, conta Victor.

O Festival e a Parada Gay

MVI_2030

Cena do filme, que estreia no dia 02/05 no Centro Cultural São Paulo, dias antes da Parada Gay

Em sua 6ª edição, o In-Edit é um festival de documentários musicais que traz filmes brasileiros e estrangeiros que “fazem da música um trampolim para mergulhos profundos em questões tão diversas quanto o ativismo social, o papel da arte, as identidades nacionais ou a questão dos gêneros”.

O filme foi selecionado pelo festival para estrear em São Paulo no final de semana da Parada Gay, que acontece no dia 04 de maio na Avenida Paulista.

“Estrear num festival como o InEdit é tudo o que queríamos. Por ser específico para documentários musicais tivemos espaço para mostrar nosso filme, que é uma produção pequena, e exibi-lo junto aos outros filmes que compõem o melhor que foi realizado neste ano sobre o tema musical. Além disso, por ter coincidido com a data da Parada Gay de São Paulo, poderemos ter ainda mais visibilidade pro filme, que trata de um universo de transformistas de forma divertida e não-estereotipada”, conta o diretor.

A exibição do filme será aberta ao público (sujeita a lotação da sala) e contará com a presença de personagens do filme.

SERVIÇO:

Âncora do Marujo (72min)
Classificação livre
Estreia – 2/05 (sexta-feira) às 19:30
Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro n. 1000.

Assista ao Teaser do Filme

*Crédito fotos: Elena Fedeli