“Divórcio”, o novo romance do professor Ricardo Lísias, narra o trauma da separação

capa  Ricardo Lisias Divorcio.inddLançado recentemente pela editora Alfaguara, “Divórcio” é o último livro do professor de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema, Ricardo Lísias.

O livro conta a história do escritor que se separa quatro meses depois de casar, quando encontra acidentalmente o diário da esposa em que, entre outras coisas, ela escreve: “O Ricardo é patético, qualquer criança teria vergonha de ter um pai desse. Casei com um homem que não viveu.”. Ele decide tornar a história pública, elaborando-a ficcionalmente.

“Depois de quatro dias sem dormir, achei que tivesse morrido”, o narrador, Ricardo Lísias, desabafa. A partir de então, descreve o que chama de “seu desmoronamento” e a tentativa de compreender o que o levou ao ponto crítico. A literatura, e treinos de corrida cada vez mais intensos, servem para que alguma lucidez retorne a sua vida.

Adriano Schwartz, em crítica escrita para a Folha de S.Paulo, escreve: “Para dar conta do ímpeto não cínico de tentar dizer tudo, de escancarar o problema e se autoescancarar no processo, o narrador Ricardo Lísias utiliza uma estratégia de repetição com alterações que segue paralela ao seu esforço de aprender a correr para lidar com a dor, esforço que culmina em uma participação na corrida de São Silvestre. A cada dia de treino, o fôlego e a distância percorrida aumentam um pouco, se torna possível fazer um pouco mais em menos tempo. O mesmo acontece com o texto, a cada repetição de um trecho do diário com pequenos acréscimos, a cada conversa ou troca de mensagens que reaparece com modificações, o drama inicial vai sendo consumido, triturado, reconstruído.”.

O livro, que já está nas livrarias tem 240 páginas e custa (em média) R$ 39,90.

Para conhecer um pouco mais, leia o conto publicado na Revista Piauí, que antecipou a publicação do livro.

O Curso de Criação Literária

A próxima edição do curso está com as inscrições abertas, inicia na próxima segunda-feira (2).  e conta com grandes escritores como professores. Além de Ricardo, o time é comporto por: Veronica Stigger (coordenadora do curso), Bruno Zeni, Marcia Tiburi, Tiago Novaes e autores convidados.  Para saber mais, clique aqui.