Dia 07, Jordana Berg, na AIC

A Academia Internacional de Cinema (AIC) recebe, no próximo dia 7, a montadora carioca Jordana Berg, referência na montagem de documentários no Brasil. A palestra de Jordana (gratuita e aberta ao público mediante a inscrição) fecha a 9ª edição da Semana de Orientação e tem como tema os dilemas éticos no processo de montagem de documentário. Além do bate-papo, o documentário “Jogos de Cena” será exibido, às 17h30.

Jordana, que começou editando clipes, vídeos comerciais e vários vídeos e filmes da UNESCO, em Paris. Só quando retornou ao Brasil, em 1995, começou a colaborar com o documentarista Eduardo Coutinho, com quem trabalha até hoje.

Vencedora de grandes prêmios, editou e montou alguns dos mais importantes documentários nacionais, entre eles “Santo Forte” (1999), de Eduardo Coutinho, vencedor do prêmio de melhor montagem no Festival de Brasília; “Família Braz Dois Tempos”, ganhador do Festival é Tudo verdade de 2011; “Uma Noite em 67”, documentário mais visto do ano de 2010; “As Canções” (2011), de Eduardo Coutinho; “Marcelo Yuka no Caminho das Setas”, de Daniela Broitman, prêmio de Melhor Montagem no Festival do Rio em 2011; “Um Dia na Vida” (2010), de Eduardo Coutinho; “Diário de uma Busca” (2009), de Flávia Castro; “Jogo de Cena” (2006), “Edifício Máster” (2001), “Babilônia 2000 (2000), entre tantos outros.

Jordana diz que pretende contar um pouco sobre o início de sua carreira, a descoberta da edição como arte, sua trajetória no audiovisual, o momento da passagem dos meios de edição analógica para o digital e da parceria com Eduardo Coutinho. “Pretendo falar da minha relação com vários diretores e a minha visão do montador durante o processo, onde me encaixo, como se dá essa integração e o que uso para construir uma relação de confiança com os diretores, fazendo do momento da montagem de um filme algo prazeroso, engraçado, criativo, instigante, provocador. Pretendo também explicitar ao máximo a minha paixão pela montagem, e o quanto toda a minha vida é contaminada por essa visão de mundo de se estar sempre montando tudo, desde a combinação da saia com a blusa, até o longa “Jogo de Cena”, conta Jordana.

Faça já a sua inscrição e não perca o último dia da Semana de Orientação!

Sexta, 7 de fevereiro de 2014
17h30– Exibição do filme ‘Jogo de Cena’ (2007, 1h45 min.)
19h30 – Palestra com a montadora Jordana Berg.
Tema: Dilemas Éticos no Processo de Montagem do Documentário.

SERVIÇO:

9ª SEMANA DE ORIENTAÇÃO AIC
DE 03 A 07 DE FEVEREIRO DE 2014
Estúdio da AIC
Das 17H30 às 21h30
Entrada Franca

AIC – Academia Internacional de Cinema
Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, Santa Cecília, São Paulo, SP
Tel. 11 3826-7883 – Próximo ao metrô Marechal Deodoro
www.aicinema.com.br