Dia 03, Mariana Rondón, na AIC

Devido ao falecimento do documentarista Eduardo Coutinho, ocorrida ontem, a programação da Semana de Orientação 2014 foi alterada.  

A palestra com a cineasta Mariana Rondón será adiantada para hoje (03/02), com exibição a partir das 17h30 e palestra a partir das 19h30. Nelson Pereira dos Santos, que faria a abertura da Semana de Orientação, não irá comparecer ao evento. 

Amanhã (04/02) a partir das 16h a Academia Internacional de Cinema (AIC) fará uma Retrospectiva em homenagem a Eduardo Coutinho, exibindo dois de seus principais filmes, Edifício Master e Jogo de Cena, seguida de um bate-papo sobre sua obra, com Júlio Wainer e Ilana Feldman. 

Mariana Rondón, vencedora da Concha de Ouro de Melhor Filme no Festival de San Sebastían 2013 pelo filme “Cabelo Ruim”, é a miniatura_site_mariana_rondonpalestrante do segundo dia da Semana de Orientação. Além do bate-papo, o filme será exibido às 17h30, no estúdio da AIC. Mariana promete falar sobre estética e linguagem do cinema venezuelano e contar um pouco sobre sua experiência.

Mariana é diretora, roteirista, produtora e artista plástica. Além de “Cabelo Ruim”, que será lançada comercialmente no Brasil em  abril, destacam-se seus filmes “Calle 22”, vencedor de 22 prêmios internacionais; “A La Media Noche y Media”, codirigido com Marité Ugás, vencedor de 5 prêmios internacionais e visto em mais de 40 festivais; e “Postales de Leningrado”, vencedor de 23 prêmios internacionais; Mariana Rondón estudou na primeira turma da EICTV (Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños), em Cuba, e na Animated Film Studies, em Paris.

O filmeposter pelo malo, cabelo ruim, mariana rondon

“Cabelo Ruim” conta a história de Junior, um menino de nove anos que tem “cabelo ruim”. Ele decide alisar seu cabelo para sua foto de formatura, com a intenção de ficar parecido com um cantor famoso. Isso o faz entrar em conflito com a mãe. Quanto mais Junior tenta melhorar o visual para chamar atenção da mãe, mais ela o rejeita.

Segundo Mariana, o filme é uma pequena história sobre a iniciação na vida de uma criança e sua difícil jornada, marcada pela intolerância.

Faça a sua inscrição! A semana de Orientação é um evento gratuito e aberto ao público.

Terça, 4 de fevereiro de 2014

17h30 – Exibição do filme ‘Cabelo Ruim’ (2013*, 1h35min.)
19h30 – Palestra com a diretora venezuelana Mariana Rondón.
Tema: Cinema Venezuelano – Reflexões sobre Estética e Linguagem
* lançamento comercial no Brasil em abril de 2014

SERVIÇO:

9ª SEMANA DE ORIENTAÇÃO AIC
DE 03 A 07 DE FEVEREIRO DE 2014
Estúdio da AIC
Das 17H30 às 21h30
Entrada Franca

AIC – Academia Internacional de Cinema
Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, Santa Cecília, São Paulo, SP
Tel. 11 3826-7883 – Próximo ao metrô Marechal Deodoro
www.aicinema.com.br