ALTERAÇÃO PROGRAMAÇÃO

Nelson no set do filme "A Luz do Tom".

Nelson no set do filme “A Luz do Tom”

Devido ao falecimento do documentarista Eduardo Coutinho, ocorrida ontem, a programação da Semana de Orientação 2014 foi alterada.  

A palestra com a cineasta Mariana Rondón será adiantada para hoje (03/02), com exibição a partir das 17h30 e palestra a partir das 19h30. Nelson Pereira dos Santos, que faria a abertura da Semana de Orientação, não irá comparecer ao evento. 

Amanhã (04/02) a partir das 16h a Academia Internacional de Cinema (AIC) fará uma Retrospectiva em homenagem a Eduardo Coutinho, exibindo dois de seus principais filmes, Edifício Master e Jogo de Cena, seguida de um bate-papo sobre sua obra, com Júlio Wainer e Ilana Feldman. 

O primeiro dia da 9ª Semana de Orientação da Academia Internacional de Cinema (AIC) conta com a presença do cineasta paulista Nelson Pereira dos Santos, conhecido como um dos precursores do famoso movimento do Cinema Novo. Nelson promete contar um pouco sobre seus filmes, sua experiência e sobre os 50 anos de Cinema Novo. Além do bate-papo, que acontece às 19h30, será exibido o filme “El Justicero”, às 17h30, no estúdio da AIC.

Diretor, roteirista e produtor, Nelson tem mais de 20 filmes no currículo, entre eles: “Rio 40 Graus” (1955), “Boca de Ouro” (1962), “Vidas Secas” (1963), “El Justiceiro” (1966), “Tenda dos Milagres” (1975/76), “Memórias do Cárcere” (1984) – prêmio de crítica especializada em Cannes, “A Música Segundo Tom Jobim” (2011), entre tantos outros. Também foi fundador do curso de cinema da Universidade de Brasília, deu aulas nas famosas universidades americanas Ucla, na Califórnia e Columbia, em Nova York. Foi membro do Conselho Superior da Escola de Cinema de Havana e o primeiro cineasta a se tornar membro da Academia Brasileira de Letras.

“Esta edição da Semana de Orientação começa olhando para o melhor da nossa própria história, numa conversa sobre cinematografia e linguagem com um dos maiores cineastas brasileiros de todos os tempos, Nelson Pereira dos Santos, e segue explorando, analisando, degustando o novo cinema latino americano e os caminhos para os novos cineastas. Mais do que nunca, a AIC traz para sua casa uma discussão necessária, com o intuito de inspirar, informar, ver e fazer bom cinema. É uma honra e um privilégio todos os anos abrir esse espaço de pensamento e fazer criativo que é a Semana de Orientação da AIC.”, diz Flávia Rocha, Diretora de Comunicação.

Não perca, faça já sua inscrição!

Segunda, 3 de fevereiro de 2014

17h30– Exibição do filme ‘El Justicero’ (1967, 80min.)
19h30 – Palestra com o diretor Nelson Pereira dos Santos.
Tema: Cinema Brasileiro – 50 anos de Cinema Novo: Uma Perspectiva Histórica e Contemporânea

SERVIÇO:

9ª SEMANA DE ORIENTAÇÃO AIC
DE 03 A 07 DE FEVEREIRO DE 2014
Estúdio da AIC
Das 17H30 às 21h30
Entrada Franca

AIC – Academia Internacional de Cinema
Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, Santa Cecília, São Paulo, SP
Tel. 11 3826-7883 – Próximo ao metrô Marechal Deodoro
www.aicinema.com.br