DIA 01/08: MERCADO INTERNACIONAL, COM ANDRÉ STURM

André Sturm, atual Diretor Executivo do MIS (Museu da Imagem e do Som – São Paulo) e presidente do programa Cinema do Brasil, é um dos palestrantes convidados da Semana de Cinema e Mercado da AIC. Sturm falará sobre Mercado Internacional: coproduções, festivais e mercados e sua palestra acontecerá no dia 01/08, às 19h30, no estúdio da AIC.

André também foi Coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (Secretaria de Estado da Cultura – São Paulo, de 2007 a 2011) e presidente do SICESP (Sindicato da Indústria Cinematográfica do Estado de São Paulo), além de exercer em paralelo as funções de distribuidor, cineasta e produtor. Participou de diversos cineclubes. Foi diretor de varias associações de cineastas. Criou a Pandora Filmes, distribuidora de destaque na área dos filmes independentes. Foi programador e responsável pelo Cine Belas Artes em São Paulo.

Suas primeiras experiências como cineasta aconteceram com os curtas-metragens “Arrepio” (1987), “Nem Tudo o que é Sonho Desmancha no Ar” (1989) e “Domingo no Campo” (1994), vencedor dos prêmios de melhor diretor e ator (Osmar Prado) no Festival de Gramado. Mais tarde investiu na direção de seu primeiro longa-metragem, com a produção de época “Sonhos Tropicais” (2002), que deu a Carolina Kasting o prêmio de melhor atriz no Festival de Recife. Antes de realizar seu longa mais recente, “Bodas de Papel” (2008), Sturm ainda dirigiu o curta “Quem Você Mais Deseja” (em parceria com Silvia Rocha Campos), que ganhou os prêmios de melhor roteiro no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, de melhor filme no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, além do troféu de melhor atuação masculina para Chico Diaz, no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá.

As palestras da Semana de Cinema e Mercado serão gratuitas e acontecerão entre os dias 30 de julho a 04 de agosto. Em sua primeira edição, o evento discutirá o mercado cinematográfico brasileiro sob o ponto de vista de profissionais de diferentes áreas do cinema. Para participar desta palestra, imprima seu ticket.