Daniela Pfeiffer e Laura Fazoli falam de oportunidades para produtores

A segunda noite da Semana de Cinema e Mercado da AIC, com o tema Coprodução e TV: oportunidades para produtores,  indicou alguns caminhos possíveis para os produtores e realizadores de audiovisual entrarem no mercado brasileiro e internacional. Geralmente o primeiro passo é inscrever a produção nos diversos festivais para que, com isso, adquira status. Mas depois dessa fase, o que se deve fazer? A pergunta que norteou a palestra demonstrou a a importância de se conhecer os caminhos e as estratégias de negócio adequadas aos diversos meios de divulgação num mercado incipiente mas em expansão.

Laura Fazoli, que abordou, na primeira parte do evento, as especificidades desse mercado, falou sobre as várias possibilidades de se negociar os contratos de licenciamento e sobre as feiras de venda de conteúdo – como o MIP, em Cannes, ou o Rio Content Market, no Rio de Janeiro –,  nas quais se negociam compra e venda de materiais e das quais participam produtoras e programadores do mundo todo.  Contudo, apesar de estar numa fase de aquecimento,  ”a indústria brasileira de audiovisual ainda está num estágio bastante embrionário se comparado aos mercados externos”, comenta Laura

Mas esse cenário tende a mudar, principalmente depois que a Lei 12.485 foi sancionada. Essa lei garante, entre outras questões, que as emissoras exibam obrigatoriamente uma cota de conteúdos brasileiros. “Estamos diante de uma grande mudança”, afirmou Daniela Pfeiffer, apresentando dados que estimam um aumento de mais de 400 milhões de reais em investimentos com audiovisual nacional. Coordenadora de Projetos na ABPITV e conselheira do audiovisual na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura do MinC, Daniela tratou dos vários mecanismos de investimento que foram possibilitados  a partir da nova lei.

Laura Fazoli e Daniela Pfeiffer ministrarão o curso de Produção Executiva para Cinema e TV da AIC, em que, entre outros assuntos, aprofundarão as questões apresentadas na palestra. A próxima turma começa dia 20/08 e as matrículas estão abertas. Mais informações, na secretaria da escola e na página do curso.

* Crédito da foto: Alessandra Haro.