Som para Cinema e TV

DESCRIÇÃO:

Um mergulho no áudio profissional

Uma verdadeira experiência de imersão no áudio profissional. Em cada aula, uma diferente faceta da criação sonora para cinema, como desenho de som, som direto, dramaturgia sonora, foley, edição e mixagem. O curso prepara o aluno para os diferentes aspectos do mercado, com fundamentação teórica sólida aliada às atividades práticas.

O curso de Som para Cinema e TV forma profissionais capazes de analisar, refletir e construir recursos sonoros e musicais capazes de contar histórias e compor narrativas de filmes e programas audiovisuais em geral. Além da técnica, o aluno estuda a estética do som, e experimenta na prática diferentes situações da produção de um filme em todas as suas etapas.

As aulas acontecem no estúdio de áudio da AIC, contam com professores e palestrantes atuantes na área e, ao final do curso, o aluno desenvolve um projeto final prático que envolve todas as fases de produção de som no cinema.

O conteúdo apresentado é ideal para estudantes de comunicação e artes, que desejam expandir suas capacidades e principalmente para alunos de desejam ingressar na área.

Faça Cinema! Faça curso de Som para Cinema e TV

INSCREVA-SE

POR QUE FAZER SOM PARA CINEMA E TV

  • A área de Som é uma das mais promissoras no mercado audiovisual brasileiro na atualidade, requerendo constantes novos profissionais para atender as demandas de mercado.
  • Estude com professores com atuação reconhecida e premiada no mercado audiovisual.
  • O curso permite conhecer toda a rotina de produção de som para cinema, preparando o aluno para escolher o caminho mais adequado ao seu interesse profissional.
  • Tenha aula com professores do mercado, premiados nacional e internacionalmente.
  • Trabalhe em um projeto final de som na área de cinema, música e televisão, servindo como portfólio para o mercado.

Faça Cinema. Faça Curso de Som para Cinema e TV.
Inscreva-se clicando aqui ou ligue: 11 3660-7883

CONTEÚDO:

Carga Horária: 48 horas
Número de encontros: 12

Dramaturgia sonora

Música e som como elementos de sintaxe do discurso narrativo no cinema. Abordagem das particularidades da narrativa em face a outras formas de discurso. Como música e som aderem à lógica e à estrutura de uma narrativa no contexto da linguagem audiovisual. Análise e debate sobre filmes nos quais som e música exercem um papel substancial na composição do discurso. Como inserir o componente musical e sonoro na composição de um roteiro para além de suas disposições ilustrativas.

Fundamentos do áudio

Introdução ao vocabulário específico que envolve a produção de áudio para cinema. As diferentes características da captação, do registro digital de som, e de sua manipulação em softwares.

Desenho de som

Investigação de como se dá a construção de um projeto de som para um filme. Da análise do roteiro para identificação das melhores estratégias de captação de som direto, à pós produção – criação de efeitos ambientes, edição e mixagem.  Análise de casos reais com base em filmes brasileiros pesquisados pelos professores ou no qual os mesmos tenham trabalhado.

Som direto

Exposição dos equipamentos e das técnicas envolvidas na captação de som direto. O aluno terá contato com as mais típicas situações e as soluções mais frequentemente utilizadas nesses casos.

Foley

A arte do foley consiste na composição de sons para objetos, em que o som original, aquele que o objeto produz no cotidiano, mostra-se insuficiente ou inadequado para uma determinada situação cênica. Nesta disciplina o aluno será introduzido às técnicas de criação de ruídos produzidos em sincronia com a imagem. Identificação dos objetos utilizados para a produção dos mais diferentes sons, técnicas de captação e produção.

Edição de som

Nessa disciplina o aluno irá tomar contato com as técnicas necessárias para a edição de todo o conjunto da trilha sonora – diálogos música e ruído – em um único projeto. Edição de efeitos sonoros, som direto e música. Estudo de casos, pesquisados ou nos quais os professores estiveram envolvidos.

Mixagem

Etapa final do curso, na qual o aluno conhecerá as diferentes técnicas para a mistura dos sons, atribuição de efeitos, volume espacialização e direcionalidade.

 

*Programação sujeita a alterações.

PROFESSORES:

 

Ariel Henrique
Fernanda Nascimento
Gustavo Nascimento
Julian Ludwig
Kira Pereira
Martin Eikmeier
Pedro Noizyman

 

OBS.: Devido à agenda dos profissionais, eventuais substituições de nomes poderão ocorrer sem alteração do conteúdo programado.

DATAS E HORÁRIOS:

Sábados, das 9h às 13h.
Próxima Turma: 22 de março a 28 de junho de 2014.

Não haverá aulas nos dias 19/04, 03/05 e 21/06.

*A realização da oficina está sujeita a número mínimo de inscrições.

INVESTIMENTOS:

Data de PAGAMENTO

Parcelado

Desconto à vista

Até dia 25/01/2014

5x R$ 360,00

10%

Até 23/02/2014

4x R$ 450,00

7,5%

Após 24/02/2014

3x R$ 600,00

5%

 

Ex-alunos ganham 15% de desconto no pagamento à vista e 5% no parcelado independente da data de inscrição.

*A vaga somente será reservada mediante pagamento. No caso de desistência a devolução de valores será realizada de acordo com as especificações em contrato.

** Desconto não cumulativo.

INSCREVA-SE:

Para sua maior comodidade a Academia Internacional de Cinema (AIC) utiliza um sistema de inscrição e pagamento online. Inscreva-se agora mesmo ou pessoalmente em nossa sede.

INSCREVA-SE

Qualquer dúvida entre em contato com nossa equipe de atendimento através do telefone +55 11 3660-7883 ou do e-mail atendimento@aicinema.com.br.

AVISOS IMPORTANTES
  • Para garantir sua vaga, conclua a inscrição com o máximo de antecedência, muitos cursos atingem o número limite de alunos rapidamente;
  • Atenção: A inscrição está sujeita à disponibilidade de vagas no momento da identificação do pagamento pelo sistema;
  • As turmas são sujeitas a confirmação de acordo com o número mínimo de inscritos. Em caso de cancelamento da turma você será notificado com antecedência e o pagamento devolvido integralmente;
  • Devido à agenda dos profissionais, eventuais substituições de professores poderão ocorrer sem alteração do conteúdo programado.