Interpretação para Cinema

UNIDADE:

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O curso escolhido é oferecido nas unidades São Paulo e Rio de Janeiro.

SÃO PAULO:

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Seja um ator de cinema

O objetivo do curso de Interpretação para Cinema é analisar e refletir sobre os aspectos técnicos e artísticos que compõem a linguagem do cinema a partir da perspectiva do ator. O curso fornece instrumentos para que o ator tenha a compreensão prática e teórica da relação entre diretor e ator num set de filmagem. Faz uma análise introdutória das escolas de interpretação dentro do contexto histórico do cinema e seus desdobramentos.

Saiba mais

Investimentos

Data de PAGAMENTO

Parcelado

Desconto à vista

Até 18/11/2016

10x R$ 185

10%

Até 18/12/2016

9x R$ 205,56

10%

Até 18/01/2017

8x R$ 231,25

7,5%

Até 18/02/2017

7x R$ 264,29

5%

A partir de 19/02/2017

6x R$ 308,33

5%

Desconto não cumulativo. Ex-alunos ganham 15% de desconto no pagamento à vista e 5% no parcelado independente da data de inscrição.

Professores

Ana Carolina Marinho
Cristiano Burlan

Henrique Zanoni
Eduardo Bordinhon

* Devido à agenda dos profissionais, eventuais substituições de nomes poderão ocorrer sem alteração do conteúdo programado.

Local

UNIDADE: SÃO PAULO

Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, São Paulo, SP +11 3660-7883

 Datas e horários

  • 42 h | 14 Encontros
  • Quintas-feiras, das  19h30 às 22h30
  • De 09 de março a 08 de junho de 2017

inscrevase

Descrição completa

O objetivo do curso de Interpretação para Cinema é analisar e refletir sobre os aspectos técnicos e artísticos que compõem a linguagem do cinema a partir da perspectiva do ator. O ator é peça central na narrativa cinematográfica: os elementos estéticos e estilísticos dialogam com ele, criando nuances, pontuando e intensificando sua performance dentro de todo o contexto narrativo.

O curso fornece instrumentos para que o ator tenha a compreensão prática e teórica da relação entre diretor e ator num set de filmagem. Faz uma análise introdutória das escolas de interpretação dentro do contexto histórico do cinema e seus desdobramentos. A direção de “não-atores” e suas especificidades. Analisa o perfil do ator, construção de um perfil de personagem, casting e mise en scène.

Interpretação para cinema tem técnicas e exigências específicas adequadas a um set de filmagem e à linguagem fílmica. Leva em consideração fotografia, movimentos de câmera, continuidade e uma série de elementos de produção. O ator de cinema atua, de certa forma, no vazio: ele não tem como saber exatamente o que vai aparecer na tela, que ângulos de câmera, sons, efeitos serão usados na montagem do filme até que este seja finalizado. Entender e adaptar-se a esse contexto é fundamental. O ator de cinema tem de ter controle sobre sua performance ao longo de horas de interrupções próprias de uma produção, rodando cenas entrecortadas ao longo do tempo, tem de ter domínio emocional, concentração, confiança no diretor e no trabalho da equipe, e uma postura profissional adequada às demandas do trabalho.

O curso de Interpretação para o Cinema guia o aluno dentro desse universo e sua linguagem específica, dando um panorama profissional e preparando o ator para o trabalho no set, ao mesmo tempo que desenvolve e amplia seus conhecimentos, experiências e técnicas de interpretação.

Conteúdo

  • Introdução ao curso: diagnóstico e perspectivas.
  • Estratégias de abordagem do papel / personagemPrimeiro cinema: Relações ator-espectador / ator-diretor / ator-personagem / ator-dispositivo
  • Particularidades do jogo do ator no cinema
  • Os precursores: Méliès e Mack Sennet : ator e personagem como instâncias separadas, Charles Chaplin e o “aparecer” do ator, Griffith e a busca do “parecer”, Chaplin : ator stanislavsko-brechtiano
  • O olhar para a câmera : herança teatral
  • Cinema clássico: Jogo e gênero : o corpo em melodramas, corpo patológico. A estrela no centro: o corpo em musicais: corpo superhumano. Atores e estrelas. Strasberg, Kazan e os atores do Método. O sucesso dos biopics : o ator por detrás do personagem.
  • Cinema moderno: Rossellini/Ingrid Bergman (Stromboli): o momento da virada, fundação de um novo star system. Bergman/Harriet Andersson (Monika e o desejo): filmar o objeto de desejo. A sobrevivência da forma em torno do ator: Acossado e Os incompreendidos. Atom Egoyan: atualizando o modo de filmar o objeto de desejo (Calendar). Truffaut, Godard, Jean-Pierre Léaud, Louis Garrel, Tsai Ming Liang: corpo como “desejo de fraternidade”. Bresson e o automatismo. Novos paradigmas de interpretação. Godard e o retorno às origens do cinema, Bergman : rosto-alma e rosto-tela. A entrevista do ator-personagem.
  • Cinema Brasileiro: Em busca de um star system à brasileira: a supremacia da televisão. Gestos do cinema marginal: Helena Ignez e Paulo César Pereio: o corpo como instrumento de quebra da transparência. O novo perfil dos atores de cinema brasileiros. Bressane e a recuperação do “aparecer”.
  • Ecos autorais no cinema contemporâneo.
  • O ator-dramaturgo. A construção do texto pelo ator. Exercícios dramatúrgicos. A fricção entre o que se quer dizer e o que se diz.

*Programação sujeita a alterações.

AVISOS IMPORTANTES

  • Para garantir sua vaga, conclua a inscrição com o máximo de antecedência, muitos cursos atingem o número limite de alunos rapidamente;
  • Atenção: A inscrição está sujeita à disponibilidade de vagas no momento da identificação do pagamento pelo sistema;
  • As turmas são sujeitas a confirmação de acordo com o número mínimo de inscritos. Em caso de cancelamento da turma você será notificado com antecedência e o pagamento devolvido integralmente;
  • Devido à agenda dos profissionais, eventuais substituições de professores poderão ocorrer sem alteração do conteúdo programado.