História do Cinema Mundial

UNIDADE:

seta
Escolha a unidade de seu interesse.

SÃO PAULO:


historia do cinema mundial_sp

Linguagem, estética e história do cinema

Cada detalhe da mágica história do cinema: os filmes mais importantes, os truques e técnica dos maiores diretores, as entrelinhas das cenas que marcaram épocas e gerações, a estética e os movimentos cinematográficos. Um panorama aprofundado sobre os grandes acontecimentos da história do cinema nos principais países do mundo.

Saiba mais

Investimentos

Data de PAGAMENTO

Parcelado

Desconto à vista

Até 18/11/2016

10x R$ 177

10%

Até 18/12/2016

9x R$ 196,67

10%

Até 18/01/2017

8x R$ 221,25

7,5%

Até 18/02/2017

7x R$ 252,86

5%

A partir de 19/02/2017

6x R$ 295

5%

Desconto não cumulativo.Ex-alunos ganham 15% de desconto no pagamento à vista e 5% no parcelado independente da data de inscrição.

Professores

Franthiesco Ballerini

* Devido à agenda dos profissionais, eventuais substituições de nomes poderão ocorrer sem alteração do conteúdo programado.

ruler

Local

UNIDADE: SÃO PAULO
Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, São Paulo, SP +11 3660-7883

Datas e horários

  • 48 h | 16 Encontros
  • Quarta-feira, das 19h30 às 22h30
  • De 15 de Março a 28 de Junho de 2017

inscrevase

Descrição completa

Cada detalhe da mágica história do cinema: os filmes mais importantes, os truques e técnica dos maiores diretores, as entrelinhas das cenas que marcaram épocas e gerações, a estética e os movimentos cinematográficos. Um panorama aprofundado sobre os grandes acontecimentos da história do cinema nos principais países do mundo.

Além da história, o curso tem como objetivo treinar o olhar do aluno para entender os códigos, estética, linguagem e técnicas do cinema-arte. Por meio da contextualização histórica do cinema, suas principais correntes, aliado a análise de filmes e estudo dos grandes diretores, o aluno aprofunda sua capacidade de leitura fílmica. Enquanto às terças o aluno mergulha na história, às quintas ele vai formando o olhar e apurando o conhecimento de diretores individualmente.

 

Conteúdo

  • O surgimento do cinema, primeiros avanços técnicos. Irmãos Lumière, George Meliès e o surgimento da franquia com Charles Chaplin
  • A Teoria Formativa de Sergei Eiseinstein, a Teoria Realista de Andre Bazin e as teorias derivativas 
  • A formação dos estúdios, Studio System, Star System, o conceito de Blockbuster e os aspectos contemporâneos da produção dos estúdios
  • O conceito de gênero, a formação do estilo, ação e aventura, grandes diretores, western spaguetti e faroeste contemporâneo. Conceitos de Filme B: Roger Corman
  • Os primeiros grandes movimentos cinematográficos europeus, do Expressionismo Alemão ao Abstracionismo, Dadaísmo e Surrealismo 
  • A formação do Neorrealismo Italiano, principal movimento cinematográfico do mundo, seus conceitos de narrativa, enquadramento, edição, fotografia e principais temáticas e diretores 
  • Um estudo da cinematografia de Elia Kazan, Orson Welles e Nicholas Ray, Billy Wilder com exibição de trechos de filmes e orientação sobre o lado moderno destes diretores 
  • Estudo da cinematografia e linguagem moderna de Ernst Lubitsch, Rainer Werner Fassbinder e Jean Renoir, bem como exemplos de linguagens modernas do Oriente Médio e América Latina (Limite de Mário Peixoto) 
  • As características da Nouvelle Vague, principal movimento cinematográfico francês, a Cahiers Du Cinema, Política dos Autores, o trabalho dos diretores e suas distinções e legado para o mundo
  • História do Cinema Brasileiro, de sua formação, passando pelos ciclos regionais, Atlântida, Vera Cruz, Cinema Novo, Cinema Marginal, Pornochanchada, Embrafilme, Retomada e Cinema Contemporâneo
  • Aspectos da cinematografia no Oriente Médio (Abbas Kiarostami, Amos Gitai) e do Leste Europeu (Krzysztof Kielowski, Andrzej Wajda e Emir Kusturica) 
  • O cinema da violência retratados com maestria por diretores como Stanley Kubrick, Michael Haneke, Quentin Tarantino e Lars Von Trier. Diferenciações estéticas, fotográficas e de montagem 
  • O cinema de silêncios e enquadramentos, a visão da cultural local e os olhares múltiplos em produções de médio e baixo orçamento. O trabalho de direção de Lucrécia Martel (Argentina) e Claire Denis (França) 
  • O trabalho de fotografia e Direção de Arte na contemporaneidade nas mãos de diretores como Wong Kar Wai, Pedro Almodóvar e Bernardo Bertolucci
  • Cinema Japonês: história e contemporaneidade. Os grandes diretores, a estética e a linguagem. O cinema industrial do Japão e sua influência no mundo
  • Cinema Africano e do Leste Europeu: os principais diretores, a história de alguns países, movimentos, reinvindicações e influências no mundo

*Programação sujeita a alterações. 

AVISOS IMPORTANTES

  • Para garantir sua vaga, conclua a inscrição com o máximo de antecedência, muitos cursos atingem o número limite de alunos rapidamente;
  • Atenção: A inscrição está sujeita à disponibilidade de vagas no momento da identificação do pagamento pelo sistema;
  • As turmas são sujeitas a confirmação de acordo com o número mínimo de inscritos. Em caso de cancelamento da turma você será notificado com antecedência e o pagamento devolvido integralmente;
  • Devido à agenda dos profissionais, eventuais substituições de professores poderão ocorrer sem alteração do conteúdo programado.

RIO DE JANEIRO:


Lista de interessados – Rio de Janeiro (RJ)

Caso o curso de seu interesse não esteja disponível, preencha o formulário abaixo e nós lhe informaremos assim as inscrições forem abertas.