Criação Literária

UNIDADE:

seta
Escolha a unidade de seu interesse.
O curso escolhido é oferecido nas unidades São Paulo e Rio de Janeiro.

SÃO PAULO:


criacao literaria_sp

Está na hora de colocar suas ideias no papel

O objetivo do curso de Criação Literária é fornecer aos alunos, a partir de exercícios de escrita e do estudo de autores clássicos e contemporâneos, o conhecimento básico acerca dos elementos de narrativa.

Saiba mais

Investimentos

Data de PAGAMENTO

Parcelado

Desconto à vista

Até 18/11/2016

10x R$ 295

10%

Até 18/12/2016

9x R$ 327,78

10%

Até 18/01/2017

8x R$ 368,75

7,5%

Até 18/02/2017

7x R$ 421,43

5%

Após 19/02/2017

6x R$ 491,67

5%

Desconto não cumulativo. Ex-alunos ganham 15% de desconto no pagamento à vista e 5% no parcelado independente da data de inscrição.

Professores


Veronica Stigger
Annita Costa Malufe
Bruno Zeni
Fabio Weintraub
Pádua Fernandes

* Devido à agenda dos profissionais, eventuais substituições de nomes poderão ocorrer sem alteração do conteúdo programado.

ruler

Local

UNIDADE: SÃO PAULO

Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, São Paulo, SP +11 3660-7883

Datas e horários

  • 84 h | 28 Encontros
  • Segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h
  • De 08 de março a 14 de junho de 2017

inscrevase

Descrição completa

Toda narrativa de ficção – todo conto, todo romance – se constitui a partir de alguns elementos fundamentais: narradores e pontos de vista, personagens, diálogos, descrições de pessoas, de objetos, de ambientes. O objetivo do curso de Criação Literária é fornecer aos alunos, a partir de exercícios de escrita e do estudo de autores clássicos e contemporâneos, o conhecimento básico acerca de cada um desses elementos.

O curso é semestral e se compõe de quatro oficinas práticas, cada uma delas dedicada a um elemento da narrativa e comandada por um dos professores da casa. Soma-se a essas oficinas um seminário transversal de estudo dos gêneros e formas da literatura. Ao final do curso, os alunos participam de uma leitura pública de seus textos, ao lado de escritores convidados.

Conteúdo

Ponto de vista/Narrador
  • 6 encontros: esta oficina tem por meta ressaltar a importância da escolha do ponto de vista e do narrador da história a ser escrita. Para tal, promove discussões em torno de textos clássicos, além de exercitar o foco narrativo.
Personagem
  • 6 encontros: esta oficina visa trabalhar um dos focos principais da narrativa: o personagem. Através da leitura de textos exemplares de autores como Cervantes, Balzac, Flaubert, Dostoievski, Machado de Assis e Kafka, propõe exercícios que desenvolvem técnicas de escrita para a construção dos personagens.
Diálogo
  • 6 encontros – esta oficina busca exercitar os vários modos possíveis de inserir diálogos num texto literário. Para isso, se vale de exemplos extraídos de autores como Manuel Bandeira, Samuel Beckett, Clarice Lispector.
Descrição
  • 6 encontros: esta oficina se volta a um dos pontos fulcrais da narrativa: a descrição de cenas, de ambientes, de pessoas, de objetos etc. A ideia é exercitar as diferentes formas de se traduzir uma imagem em palavras.
Seminário Transversal de Estudo dos Gêneros e Formas da Literatura
  • Este seminário teórico aborda os diferentes gêneros literários – narrativa, drama, poesia, ensaio – e as principais formas narrativas da contemporaneidade – conto, romance, crônica.

*Programação sujeita a alterações. 

AVISOS IMPORTANTES

  • Para garantir sua vaga, conclua a inscrição com o máximo de antecedência, muitos cursos atingem o número limite de alunos rapidamente;
  • Atenção: A inscrição está sujeita à disponibilidade de vagas no momento da identificação do pagamento pelo sistema;
  • As turmas são sujeitas a confirmação de acordo com o número mínimo de inscritos. Em caso de cancelamento da turma você será notificado com antecedência e o pagamento devolvido integralmente;
  • Devido à agenda dos profissionais, eventuais substituições de professores poderão ocorrer sem alteração do conteúdo programado.

RIO DE JANEIRO:

criacao literaria_rj

A escrita através do olhar!

Experiências e possibilidades de escrita que se abrem com leitura e amostragem de alguns trabalhos para composição de repertório crítico: poemas, narrativas, cartas, projetos de escritura entre a arte e a literatura e a literatura e o cinema, cadernos de artistas, entrevistas e textos de escritores acerca de procedimentos com o “escrever”. Ao mesmo tempo, projeta-se uma série exercícios práticos elaborados a partir do “olhar” e da “atenção” voltados para percepção e releitura com a escrita de arquivos pessoais e impessoais dos participantes da oficina: caixas, cadernos, cartas, bilhetes, livros, fotografias, filmes caseiros, anotações dispersas etc.

Saiba mais

Investimentos

Data de PAGAMENTO

Parcelado

Desconto à vista

Até 18/11/2016

10x R$ 200

10%

Até 18/12/2016

9x R$ 222,22

10%

Até 18/01/2017

8x R$ 250

7,5%

Até 18/02/2017

7x R$ 285,71

5%

Até 18/03/2017

6x R$ 333,33

5%

Após 19/03/2017

5x R$ 400

5%

Desconto não cumulativo. Ex-alunos ganham 15% de desconto no pagamento à vista e 5% no parcelado independente da data de inscrição.

Professores

Manoel Ricardo de Lima

* Devido à agenda dos profissionais, eventuais substituições de nomes poderão ocorrer sem alteração do conteúdo programado.

ruler

Local

UNIDADE: RIO DE JANEIRO

Rua Martins Ferreira, 77, Rio de Janeiro, RJ +21 2537-8183

Datas e horários

  • 36 h | 12 Encontros
  • Terças-feiras, das  19h30 às 22h30
  • De 11 de Abril a 27 de Junho de 2017

inscrevase

Descrição completa

Experiências e possibilidades de escrita que se abrem com leitura e amostragem de alguns trabalhos para composição de repertório crítico: poemas, narrativas, cartas, projetos de escritura entre a arte e a literatura e a literatura e o cinema, cadernos de artistas, entrevistas e textos de escritores acerca de procedimentos com o “escrever”. Ao mesmo tempo, projeta-se uma série exercícios práticos elaborados a partir do “olhar” e da “atenção” voltados para percepção e releitura com a escrita de arquivos pessoais e impessoais dos participantes da oficina: caixas, cadernos, cartas, bilhetes, livros, fotografias, filmes caseiros, anotações dispersas etc.

Primeiro Módulo: Escrever os corpos

Processos disparadores de escrita: o desejo de escrever e os modos que configuram os atos preparatórios de escrita; os rascunhos e os esboços antes dos textos; o olhar e a atenção para o insignificante e para o inesperado.

Montagens de arquivos: a caixa, os cadernos, as cartas, as fotos antigas; as passagens entre o pessoal e o impessoal e as afecções do corpo; sons, cheiros, cores, a passagem do tempo.

Segundo módulo: Escrever os rostos

Procedimentos com a escrita: a anotação dispersa entre o avulso e o convulso, os modos de uso das geografias do rosto, as tentativas singulares de percepção e captura dos mundos ao redor, as palavras-mapa e as palavras-fora-da-lei.

Montagens de arquivos e como desfazer as imagens prontas: os mapas, as viagens, os retratos, as personagens, os traços, as memórias e “reflitam um instantinho sobre o real”.

*Programação sujeita a alterações.

 

AVISOS IMPORTANTES

  • Para garantir sua vaga, conclua a inscrição com o máximo de antecedência, muitos cursos atingem o número limite de alunos rapidamente;
  • Atenção: A inscrição está sujeita à disponibilidade de vagas no momento da identificação do pagamento pelo sistema;
  • As turmas são sujeitas a confirmação de acordo com o número mínimo de inscritos. Em caso de cancelamento da turma você será notificado com antecedência e o pagamento devolvido integralmente;
  • Devido à agenda dos profissionais, eventuais substituições de professores poderão ocorrer sem alteração do conteúdo programado.