Curso Novo: Formação Livre em Direção de Arte

Novidade no ar. A Academia Internacional de Cinema (AIC) começou o ano com um curso novo e inédito no país, o Curso de FormaçãoCurso-Direcao-de-Arte_Foto-Alessandra-Haro_31 Livre em Direção de Arte. O novo formato, com carga horária extensa (183 horas), trata a direção de arte de forma abrangente e aprofundada, indo da reflexão sobre a linguagem e a narrativa cinematográfica ao domínio da técnica, contemplando as principais áreas que compõe o grande departamento de arte de um filme.

O novo curso surgiu por conta das novas demandas do mercado – pós lei da TV Paga. A intenção é formar profissionais especializados capazes de atender as novas necessidades com agilidade e profissionalismo. O novo formato permitirá que os alunos desenvolvam sua identidade criativa, exercite a prática através de inúmeros exercícios, além de absorver aspectos teóricos ligados a direção de arte por meio de encontros com profissionais do mercado.

A coordenadora e diretora de arte Monica Palazzo. Foto: Gui Mohallem

A coordenadora e diretora de arte Monica Palazzo. Foto: Gui Mohallem

“Não temos registro no Brasil de um curso com esse formato, com esta carga horária e foco principal na direção de arte e em sua aplicação totalmente prática”, conta a Diretora de Arte e coordenadora do Curso e Monica Palazzo.

Ao longo do programa do curso, o aluno desenvolve diversos exercícios, elabora e executa um projeto completo de tema livre e um projeto final de direção de arte para um filme, realizando a filmagem do mesmo.

“A ideia de criar o curso de Formação Livre veio da percepção de que os alunos pedem uma imersão mais completa na área, mas ao mesmo tempo, sem as amarras burocráticas de especializações tradicionais”, conta Franthiesco Ballerini, Coordenador de Cursos da AIC.Direção de Arte

O objetivo principal do curso é fornecer embasamento para a elaboração do projeto de direção de arte audiovisual, com foco na construção de um processo criativo que alia conhecimento técnico e reflexão crítica, dando ao aluno as ferramentas para que possa transitar com segurança entre os diversos suportes e formatos audiovisuais. Para que seja capaz de traçar objetivos condizentes com a estrutura de produção, e de coordenar uma equipe afinada para a criação de um projeto coerente e bem realizado em termos estéticos, plásticos e orçamentários. E em sintonia com sua própria individualidade artística.

Quer saber mais sobre o curso? Clique aqui.

Fotos: Alessandra Haro e Gui Mohallem