Cristiano Burlan em aula aberta do Curso de Documentário

Foto Cristiano BurlanNo próximo dia 10, Cristiano Burlan, diretor do documentário vencedor da última edição do maior festival de cinema documental da América Latina, o É Tudo Verdade, estará na AIC para aula – aberta e gratuita – do Curso de Documentário.  A aula acontecerá às 15h e contará com a exibição do documentário “Mataram Meu Irmão” – vencedor do prêmio, seguida de bate papo com o diretor. (Para participar, basta fazer sua inscrição no final da página).

O Documentário

“Mataram meu Irmão” reconstrói, por meio de relatos de parentes e amigos, o assassinato de Rafael Burlan, irmão de Cristiano, morto com sete tiros, em 2001. Além de uma jornada pessoal, o filme retrata a violência de bairros da periferia paulista, como o Capão Redondo, onde ele morava com a família.

Todo semestre, a coordenadora do curso de Documentário da AIC, Ilana Feldman, escolhe um documentário para ser exibido na abertura do curso. “O filme me deixou imensamente tocada. É um filme necessário, que precisa ser visto”, comenta Ilana ao falar sobre a escolha do documentário para esta edição.

Para saber mais, confira entrevista com Cristiano Burlan.

O Diretor

Cristiano Burlan, gaúcho de Porto Alegre, fez o curso FILMWORKS na Academia Internacional de Cinema é Diretor de Cinema e Teatro. Em Barcelona dirigiu o Grupo de Cinema Experimental Super-8 e o Grupo de Teatro A Fúria. Entre os seus trabalhos estão os curtas-metragens “A Espera”, “Opus Hamlet Machine” — que participou do Festival Cine Esquema Novo, “Os Solitários”, “4:48 am”— que participou do Festival Internacional de Curtas de São Paulo e “Lucrecia”, presente na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Também dirigiu os documentários “Construção” que esteve em competição no É Tudo Verdade, e participou do Festival de Cinema de Havana. Dirigiu o média-metragem “Dissonante” e seu primeiro longa-metragem “Corações Desertos” esteve na Seleção Oficial da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Aula aberta e gratuita do Curso de Documentário

Exibição do documentário “Mataram Meu Irmão” e bate papo com diretor Cristiano Burlan.
Dia 10 de agosto de 2013 às 15h.
Na AIC – Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142.

*Foto de Karime Xavier/Folhapress