“Corpos Celestes” no Portland Latin American Film Festival

“Corpos Celestes”, longa-metragem co-dirigido por Marcos Jorge e Fernando Severo, é o filme brasileiro selecionado para a edição deste ano do Portland Latin American Film Festival, que acontece entre os dias 12 e 16 de outubro em Portland, Oregon, Estados Unidos.

Marcos Jorge é o diretor do premiado “Estômago”, e Fernando Severo, diretor de diversos curtas premiados em festivais nacionais e internacionais, foi professor da Academia Internacional de Cinema na época em que o filme estava sendo produzido, em Curitiba   e boa parte da equipe responsável pelo filme foi composta por alunos e professores

Trabalharam no filme Mark Robin, Mário Lopes, Demian Garcia, Rodrigo Sarti Werthein, professores da AIC em Curitiba, e Matheus Rocha, professor da AIC ainda hoje. Entre os alunos que estudavam na AIC e que participaram da produção estão Lucas Negrão, Rafael Barion, Felipe Hermini, David Barkhan, Eduardo Gameiro e Janie Paula.

“Corpos Celestes” conta a história de Francisco (Dalton Vigh), um astrônomo que aprende a lidar com os mistérios relacionados a seus sentimentos por Diana (Carolina Holanda). O mote serve de pano de fundo para uma leitura poética do embate entre a visão filosófica e a pragmática do mundo.

O filme estreou no 37° Festival de Cinema de Gramado, em que recebeu  o prêmio de Melhor Fotografia. Além disso, foi exibido no 40th International Film Festival of Goa, na Índia, e no 5° Festival de Cinema de Goiânia, onde recebeu os prêmios de Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Ator Revelação.  Foi um dos 15 filmes brasileiros incluídos na seleção “Brasil: el cine del siglo XXI” realizada por José Carlos Avellar e Gianni Ottone na 55ª Semana Internacional de Cine de Valladolid, na Espanha, em outubro de 2010.

Veja o trailer clicando aqui.

CORPOS CELESTES
Duração: 91 minutos
Janela: 35mm | Formato: 1:1,85 | Som: Dolby Digital
Ano de Produção: 2009
Empresa Produtora: ZENCRANE FILMES

Direção Marcos Jorge e Fernando Severo
Produzido por Cláudia da Natividade
Roteiro Carlos Eduardo Magalhães, Mário Lopes, Fernando Severo e Marcos Jorge
Argumento Marcos Jorge
Produção executiva Cláudia da Natividade
Direção de fotografia Kátia Coelho
Montagem Caio Cobra e Mark Robin
Direção de arte Daniel Marques
Figurinos Zenor Ribas
Música original Ruriá Duprat
Supervisão de som Luiz Adelmo
Direção de produção Max Leean