Como captar recursos para o seu primeiro filme

 

Semana de Cinema_ Dia 1_Foto Alessandra Haro_06_siteOntem (05) o estúdio da Academia Internacional de Cinema – AIC lotou. Eram alunos, convidados, produtores e curiosos. Todos em busca de dicas, da “fórmula”, de aprender como e onde captar recursos para seus projetos audiovisuais. A primeira palestra da II Semana de Cinema e Mercado, foi com Gilberto Toscano, advogado especializado em direto audiovisual e do entretenimento, do Cesnik Quintino e Salinas Advogados, eleito o melhor escritório da America Latina em Entretenimento (eleito pelo Chambers and Partners – um dos principais guias da área de Direito no mundo).

Gilberto começou alertando a todos para não pensarem apenas em um projeto, um único filme. “A ideia é ter uma carteira de projetos. Se o primeiro der certo, ótimo, pode ajudar no 2º filme e assim por diante”. Falou da importância do planejamento estratégico, de pensar na distribuição como etapa de planejamento e de pesquisar o que as emissoras querem e precisam.

“O segundo passo é a consistência jurídica do projeto. Para comercializar qualquer produto audiovisual é preciso ter autorizações. Não importa se o ator do seu filme é o Wagner Moura ou seu irmão. Você precisa tratar todos como profissionais que são. Precisa de autorizações dos autores (roteirista, diretor e compositor de trilha sonora), de contratos com a equipe, precisa se preocupar com o direito autoral, direito de autor e direito de imagem e voz”, explicou. Semana de Cinema_ Dia 1_Foto Alessandra Haro_05_site

Por último falou bastante sobre tipos de financiamento existentes no mercado, de doação à coprodução, passando por alguns tipos de fundos públicos, como o Fundo Setorial Audiovisual, e fundos privados, como o crowdfunding. Também falou de product placement, cotas mistas e incentivos fiscais.

Uma dica importante foi sobre como identificar possíveis patrocinadores. Gilberto explicou sobre como funcionam as questões de tributações federais, estaduais e municipais. “Tratando-se se incentivos fiscais você primeiro precisa identificar os possíveis investidores do seu filme, saber que tipo de imposto ele mais paga, entender qual o segmento de atividade econômico e qual o tipo de tributo incidente.”, explicou.

Segundo dia

O segundo dia de palestras da II Semana de Cinema e Mercado, acontece hoje e conta com a participação de Francisco César Filho e Silvia Cruz. O tema será Distribuição de curtas, filmes independentes e carreira em festivais. Se você fez sua inscrição, chegue com antecedência para garantir o seu lugar. 

Saiba Mais….

* Fotos: Alessandra Haro