Avanti Popolo estreia nos cinemas dia 12/06

“Um dos filmes políticos mais inteligentes do cinema recente”, é assim que o jornalista argentino Roger Koza descreve “Avanti avanti-popolo_web2Popolo”, dirigido e roteirizado por Michael Wahrmann – professor da Academia Internacional de Cinema (AIC), que estreia nos cinemas na próxima quinta (12). Sim! Junto com a abertura da Copa e o Dia dos Namorados.

Distribuído pela Vitrine Filmes, a data foi escolhida a dedo, já que poucos filmes estreiam em datas que concorrem com algum grande evento. “É um momento muito interessante, porque o cinema brasileiro vive um momento estranho. Por um lado são feitos inúmeros filmes. Mas naturalmente, com tantos filmes, ninguém consegue assistir a todos eles. Então temos muitos mais filmes que antes, mas muito menos espectadores por filme. Nesse sentido, o trabalho da Vitrine Filmes é incrível. Eles estão fazendo todo o possível para que o filme alcance seu maior potencial de público. Assim, decidimos lançar o filme dia 12 de junho, junto com a abertura da Copa. Quase um suicídio, né? Mas ao mesmo tempo, ninguém lança nada na copa. Então foi a forma de tentar driblar o número massivo de lançamentos nacionais”, conta Michael.

O Filme

avanti popolo premiosO longa passou por alguns dos festivais de cinema mais importantes do mundo, entre eles: Rotterdam International Film Festival (Holanda 2013), BACIFI (Argentina 2013), Hamburg Filmfest (Alemanha 2013), Edinburgh International Film Festival (Reino Unido 2013), entre outros. Também ganhou diversos prêmios, entre eles: Melhor Filme no Rome International Film Festival (Itália 2012), Melhor Direção no FICUNAM (México 2013) e os prêmios de Crítica, Melhor Direção e Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Cinema de Brasília (2013). Para conhecer a lista completa de prêmios e festivais clique aqui.

Em “Avanti Popolo”, o cineasta Carlos Reichenbach, morto em 2012, vive um pai solitário que espera há 30 anos o retorno de seu filho desaparecido durante a ditadura militar.

“Eu conheci o Carlão no Festival de Cinema de Amiens na França, onde ele foi homenageado e eu ganhei o prêmio de melhor curta com

Michael Warhmann

O diretor de Avanti Popolo, Michael Warhmann, que também é profesor de direção na AIC.

meu primeiro trabalho “Avós”. Lá conversamos e comecei a perceber sua semelhança com André Gatti, ator que vive nosso personagem principal (e também professor da AIC). No último dia do festival perguntei se ele gostaria de ser nosso ator junto com Gatti, fazendo o papel do pai. A princípio foi pela imagem e serenidade que ele passava e, claro, sua semelhança física com André. Claro que aí começam a aparecer novas camadas de leitura (…) Trabalhar com Carlão foi ótimo, pois mais que um grande cineasta, era um homem incrível. Modesto, humilde e muito do bem. Antes das gravações temia pelo olhar de um cineasta tão experiente no set: será que ele vai interferir, opinar etc? Mas ele se concentrou apenas em atuar e entendeu rapidamente seu papel. Acho que como cineasta sua relação com o que estávamos fazendo era muito clara e coerente, pois ele sabia o processo e o conhecia como poucos. Foi realmente lindo ter sua presença no set”, conta Misha, como é carinhosamente chamado pelos alunos da AIC.

Uni-vos nos cinemas! COMUNISTAS entram de graça

avanti popolo_comunistas entram de graçaÉ isso mesmo! Uma promoção que garante a entrada de comunistas (todas as vertentes) nas salas de cinema comerciais que estiverem exibindo o filme a partir de ingressos promocionais. Qualquer filiado de partidos comunistas/socialistas, sindicatos de empregados e membros de organizações de esquerda apartidários podem conseguir seu ingresso de graça para o filme.

A promoção, que nasceu meio na brincadeira, é verdadeira. “O filme trata da ditadura e das ideologias e utopias e de alguma forma, achei que seria interessante assumir uma posição em tempo onde as posições estão cada vez mais em cima dos muros. Por outro lado, essa estratégia de marketing é tão insólita que é uma parodia sobre outras estratégias de marketing. Tipo, quem define seu público alvo como comunistas? É meio nonsense, assim como essas empresas de marketing cultural que definem seus públicos alvos.”, conta Misha.

Para participar, só conferir o regulamento no site do filme: www.avantipopolofilme.com/comunistas

Para conhecer os horários e salas de exibição é só ficar de olho na página do filme no Facebook: https://www.facebook.com/avantipopolofilm#

Trailer: