“Avanti Popolo”ganha prêmio no México

“Avanti Popolo”, filme do professor Michael Wahrmann, acaba de ganhar o prêmio de Melhor Direção no conceituado festival independente FICUNAM – Festival Internacional de Cinema Universitário Nacional Autônomo do México. Além do prêmio mexicano, o filme também ganhou recentemente o prêmio de Melhor Filme no Cinemaxxi – Festival Internacional de Cinema de Roma e entrou para a Seleção Oficial do Festival Internacional de Rotterdam.

O filme conta a história de André (André Gatti), que após separar-se da esposa, volta a morar com seu pai (Carlos Reichenbach). O reencontro dos dois revela uma relação difícil e distante, em função do desaparecimento do irmão de André, na época da ditadura militar brasileira. Através de descoberta de rolos de Super-8 filmados por seu irmão nos anos 70, André tenta reavivar a memória de seu pai, que ainda espera pelo filho desaparecido. 

“‘Avanti Popolo’ é uma continuação do meu trabalho com meus curtas ‘Avós’ (2009) e ‘Oma’ (2011), onde comecei minha pesquisa com temas autobiográficos, ligados à política, história e sua relação com a memória e o recalque de traumas familiares. A relevância do tema histórico e cultural cresce ainda mais após o falecimento de Carlos Reichenbach, que personifica o pai. Carlão, como era conhecido, é um ícone do cinema brasileiro, um dos seus representantes e defensores mais vorazes”, conta Michael.

Assista ao trailer do filme:

*Fotos Rodrigo Pastoriza