Aulas Especiais para o FILMWORKS4

O FILMWORKS 4 – último semestre do curso técnico de Direção Cinematográfica – contará com uma série de aulas especiais com cineastas convidados. Jeferson De inicia a série com aulas entre os dias 05 e 09 de março, seguido por Fernando Coimbra, entre 19 e 23 de março.

Os encontros terão sempre duas ou cinco aulas, com muitos exercícios práticos. O professor irá esmiuçar seu processo de trabalho com o aluno. Tanto Jeferson De como Fernando Coimbra irão trabalhar versões do roteiro dos seus longas-metragens, técnicas de direção de atores, e editarão o material bruto dos seus filmes.

Jeferson De diz ser uma grande satisfação compartilhar seu conhecimento e experiência com os alunos da AIC. “O caminho para concretizar um projeto de cinema não é nada simples e sabendo do empenho da escola nesta direção, sinto como se somássemos forças”, diz.

Fernando também está entusiasmado: “Quando a Ana Paul me propôs esta semana de trocas de experiências sobre a realização do meu primeiro longa, com os alunos da AIC, fiquei realmente empolgado. Acredito que este formato de aula, que é a exposição de todo um processo de trabalho real e o diálogo a partir disto, é uma das melhores formas dos alunos entrarem em contato com a realidade da produção de um filme. Acho que será muito proveitoso tanto pra mim quanto para os alunos, e uma excelente forma de estrear essa parceria com a AIC”, diz Fernando Coimbra.

Para a Coordenadora Acadêmica, Ana Paul, a intenção é criar uma ponte bem concreta entre os alunos e o mundo externo. Os professores convidados falarão das vivências e experiências artísticas. “A tônica agora é trabalhar questões que não são teoricamente da simples produção de curtas-metragens, coisa que os alunos já sabem fazer bem. A ideia é fazer com que eles conheçam a fundo toda a complexidade do audiovisual brasileiro porque muito brevemente estarão inseridos nele”, diz Ana Paul.

*Cartaz filme “Broder” de Jeferson De