Aula aberta com o poeta Manoel Ricardo de Lima

Manoel Ricardo de LimaDia 08/09, o poeta Manoel Ricardo de Lima estará na Academia Internacional de Cinema (AIC) para aula aberta e gratuita do Curso de Criação Literária, que acontece às 19h30. Para participar, basta preencher o formulário abaixo (final do post).

Tema da aula: Anotações, Palavra e Imagem

Com o tema “Anotações, palavra e imagem”, Manoel irá falar o que é afinal literatura e um pouco sobre os gêneros literários. Como pensar as contaminações entre texto e imagem numa miniaturização do pensamento a partir dos usos da anotação como procedimento. Quando a montagem de fragmentos, que produz um campo complexo de tensões entre a experiência e a linguagem, é também um desdobramento inventivo de escrita da e com a imaginação. Modos de oficina para as composições de uma ‘geografia aérea’.

Manoel Ricardo de Lima

Poeta, escritor e professor de literatura na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Manoel Ricardo de Lima publicou os livros de poemas “Falas Inacabadas – Objetos e um Poema”, com Elida Tessler (Tomo Editorial, 2000), “Quando Todos os Acidentes Acontecem” (7Letras, 2009) e “Geografia Aérea” (7Letras, 2014). O romance “As Mãos” e o livro de narrativas “Jogo de Varetas” (7Letras, 2012). Os ensaios “Entre Percurso e Vanguarda – Alguma Poesia de Paulo Leminski” (Annablume, 2002), “Fazer, Lugar – a Poesia de Ruy Belo” (Lumme Editor, 2011), “Anibal Cristobo” para a Coleção Ciranda da Poesia (EdUERJ, 2013) e “A Forma-formante: Ensaios com Joaquim Cardozo” (EdUFSC, 2014). Organizou “Edifício Rogério – Textos Críticos de Rogério Sganzerla” com Sérgio Medeiros (Itaú Cultural/EdUFSC, 2010) e a coletânea “A Nossos Pés – Poemas para Ana Cristina Cesar” (Editora da Casa, 2008). Coordena a coleção “Móbile” de mini-ensaios (Lumme Editor) e a coleção dos livros de “Ruy Belo” (7Letras). Também escreveu o roteiro do longa de ficção “Linz – quando todos os acidentes acontecem”, em parceria com Alexandre Veras.

O Curso de Criação Literária

O curso semestral, que acontece as segundas e quartas à noite, tem início dia 8/9 e se compõe de quatro oficinas práticas, cada uma delas dedicada a um elemento da narrativa e comandada por um dos professores da casa. Soma-se a essas oficinas um seminário transversal de estudo dos gêneros e formas da literatura. Ao final do curso, os alunos participam de uma leitura pública de seus textos, ao lado de escritores convidados. Para saber mais, clique aqui.