Aula aberta com Lina Chamie

Lina Chamie – uma das cineastas brasileiras mais importantes da atualidade. Foto: Aline Arruda

No próximo dia 20 de março, a diretora Lina Chamie, que acaba de lançar seu último filme “São Silvestre”, estará na Academia Internacional de Cinema (AIC) para aula aberta e gratuita do curso de História do Cinema Mundial, que acontece das 09h às 12h.

Lina promete contar um pouco sobre a importância da história do cinema para quem pretende trabalhar na área. “Conhecer a fundo o cinema mudou o próprio cinema e o revolucionou ao longo do século 20, conta Franthiesco Ballerini, coordenador e professor do curso. “A ideia é aliar os conhecimentos históricos da diretora para mostrar como eles podem ser aplicados em filmes contemporâneos. É uma aula aberta até para quem tem pouco repertório na área, mas quer entender como é possível a teoria e a prática andarem de mãos dadas”, conta.

A diretora

Lina Chamie está com dois filmes percorrendo festivais, o longa de ficção “Os Amigos” e o documentário “São Silvestre”, lançado no

Lina dirigindo o ator e amigo Marco Ricca, em "Os Amigos".

Lina dirigindo o ator e amigo Marco Ricca, em “Os Amigos”.

final do ano passado. Lina trabalhou mais de 10 anos no departamento de cinema da New York University, em Nova Iorque, onde se graduou e obteve seu mestrado. Lina também roteirizou e dirigiu: “Tônica Dominante” (2001) que lhe rendeu, entre outros prêmios, o Kodak Vision Award/WIF, em Los Angeles, e o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte, em 2001; “A Via Láctea” (2007), que teve sua estreia mundial na Seleção Oficial no Festival de CANNES, Prêmio “Casa de América”, Madrid/Espanha, com participação em mais de 80 festivais pelo mundo, inúmeros prêmios e reconhecimento da crítica nacional e internacional; “Santos 100 Anos de Futebol Arte” (2012), filme oficial do centenário do Santos F. C..

O Curso de História do Cinema Mundial

O curso que tem início no próximo dia 18 abrange linguagem, estética e história do cinema, trazendo um panorama aprofundado sobre os grandes acontecimentos da história do cinema nos principais países do mundo. Além da história, o curso tem como objetivo treinar o olhar do aluno para entender os códigos e técnicas do cinema-arte, por meio da contextualização histórica do cinema, suas principais correntes, aliado a trechos de filmes e estudo dos grandes diretores. Para saber mais sobre o curso clique aqui.

SERVIÇO:

Dia 20 de março de 2014, das 09h às 12h.
Na AIC – Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142.