Anita Rocha da Silveira, dia 16, na AIC Rio de Janeiro

cartaz mate-me por favorA diretora Anita Rocha da Silveira estreou seu primeiro longa-metragem, “Mate-me Por Favor”, aos 28 anos e de cara já faturou o prêmio de melhor direção no Festival do Rio e o prêmio Bisato d’Oro na Bienal de Veneza, entre outros. Anita abre a Semana de Orientação da Academia Internacional de Cinema (AIC) no Rio de Janeiro no próximo dia 16, evento que traz cineastas para um ciclo de palestras gratuitas e abertas ao público. Para participar, faça sua inscrição aqui.

A Imovision, distribuidora de filmes independentes responsável pelo lançamento de “Mate-me Por Favor” liberou a exibição do longa para a AIC antes mesmo do lançamento comercial, que acontece somente em abril. O filme será exibido no estúdio da AIC às 17h30, antes do bate-papo com a diretora às 19h30.

A trama, que acontece na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, conta a história de Bia, uma jovem de quinze anos, e de João, seu irmão de 25 anos de idade, e como suas vidas são alteradas por uma série de assassinatos sombrios.

Em entrevista para o Jornal O Globo, Anita conta que o filme “é sobre o que é ser jovem nos dias de hoje. É sobre todas as pulsões e desejos que podem passar pela cabeça de um jovem. Tudo em um universo muito particular e exagerado chamado Barra da Tijuca”.

Formada em cinema pela PUC do Rio de Janeiro, além do premiado longa de estreia, Anita escreveu, dirigiu e montou outros três curtas-metragens: “O Vampiro do Meio-Dia”, “Handebol” e “Os Mortos-Vivos”.

Em sua 11ª edição, a Semana de Orientação tradicionalmente inaugura o ano letivo do FILMWORKS – Curso Técnico em Direção Cinematográfica e movimenta os debates sobre criação cinematográfica. Este ano o evento acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro entre os dias 16 e 18 de fevereiro e além de Anita Rocha da Silveira conta com a com exibição de filmes e palestras de outros cineastas convidados, entre eles Fernando Coimbra, Gabriel Mascaro, George Moura e José Henrique da Fonseca.